11 conceitos que um técnico em segurança do trabalho precisa dominar

Para facilitar, criamos aqui um glossário com o significado dos 11 principais conceitos que precisam ser dominados por um técnico em segurança do trabalho. Confira!

Acidente de percurso
É todo acidente que ocorre no itinerário do trabalhador da sua casa para o trabalho e vice-versa, não sendo relevante o meio de transporte utilizado. A ocorrência de um acidente de percurso dá, ao trabalhador ou à sua família, direito aos mesmos benefícios de um acidente de trabalho típico.

Acidente de trabalho
É qualquer lesão que decorra do exercício do trabalho, gerando dano corporal, funcional ou morte, e impedindo, de forma permanente ou temporária, que o trabalhador exerça sua função.

ASO
O atestado de saúde ocupacional (ASO) define se o trabalhador está apto ou não a exercer sua função, relacionando os riscos oferecidos pelo trabalho com as condições de saúde do indivíduo. Assim, uma pessoa com epilepsia mal controlada não é autorizada a dirigir veículos, por exemplo.

O ASO é regulamentado pela NR 7 e deve ser emitido em todos os exames médicos — admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.

CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) inclui representantes dos empregados e dos empregadores, que juntos com o SESMT, tomam decisões relacionadas à segurança do trabalho na empresa.

CIPA online
A CIPA online permite a eleição dos representantes dos trabalhadores na CIPA por meio de um sistema de votação online prático, rápido, seguro e acessível de diversos equipamentos eletrônicos conectados à internet.

DORT
O termo Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) é um dos mais usados para descrever as doenças de trabalho, ocorrendo, geralmente, por movimentos repetitivos (Lesão por Esforço Repetitivo – LER) ou erros de ergonomia.

EPI
O famoso equipamento de proteção individual (EPI), regulamentado pela NR 6, inclui qualquer dispositivo utilizado pelo trabalhador para sua proteção individual, incluindo luvas, óculos, capacete, máscara, protetor auditivo e muitos outros. É recomendado sempre que os riscos não foram eliminados do ambiente por medidas coletivas, devendo ser fornecido pela empresa e de uso obrigatório pelo trabalhador.

Ergonomia
A ergonomia é uma ciência que estuda a interação do homem com as máquinas, com o mobiliário e com os equipamentos, buscando a melhor performance e o máximo de conforto possível. É a ergonomia que garante que as cadeiras devem ser dispostas a tantos centímetros da mesa e que o computador deve estar a um ângulo de x graus, por exemplo. Tudo para permitir o conforto do trabalhador e evitar lesões.

PAE
Sigla para Plano de Ação de Emergência, que determina a sequência de medidas a serem tomadas em caso de alguma emergência no ambiente de trabalho, como vazamento de gás, explosão de fornos, incêndios, desastres naturais e acidentes em geral.

PPRA
Sigla para Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PPRA visa proteger o empregado dos riscos presentes no ambiente de trabalho e, como determinado pela Norma Regulamentadora 9, deve ser emitido por todas as empresas, independentemente do número de trabalhadores.

SESMT
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. É a equipe responsável pelas decisões relacionadas a segurança do trabalho. Pode incluir médico do trabalho, engenheiro, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico em segurança do trabalho de acordo com o tamanho da empresa e o tipo de atividade, como determinado pela NR 4.

Fonte: http://www.cipaonline.com.br/blog/glossario-11-conceitos-que-um-tecnico-em-seguranca-do-trabalho-precisa-dominar/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br