12 sinais de que chegou a hora de investir em ergonomia

O QUE SIGNIFICA ABSENTEÍSMO?

Como prometido acima, vamos explicar o que é absenteísmo. Segundo o dicionário Priberam:

ABSENTEÍSMO: Hábito de não comparecer, de estar ausente (ex.: absenteísmo laboral).
Ou seja, no sentido laboral, é a ausência do funcionário no ambiente de trabalho. Entre tantas razões que justificam a ausência, geralmente o motivo é por doenças ocupacionais, além de acidentes, doenças psicológicas, entre ouras. Assim como a falta de investimento em ergonomia traz prejuízos aos administradores, a ausência do colaborador também traz diversas despesas e perdas, aumentando os custos e dificultando os resultados.

Afinal, nenhum gestor quer a sua empresa com números negativos, e nem mesmo o colaborador quer sofrer com doenças que irão trazer consequências para a sua saúde. Um gestor que reconhece a importância da aplicação da ergonomia em sua empresa é um administrador consciente e preocupado com seus colaboradores e, consequentemente, o resultado são diversos benefícios à própria empresa.

A ergonomia tem como objetivo preservar a segurança e a saúde dos trabalhadores, assim como adequar as condições de trabalho de maneira a ser realizado com eficácia.

Quando o ambiente de trabalho é adaptado ao usuário em relação a um processo, diversas mudanças acontecem. O uso do computador é adequado ao uso correto – a distância ideal que o monitor deve estar à sua frente é entre 50 e 70 cm, proporcionando a correção postural, evitando a dor lombar, por exemplo. Nesse caso o teclado é alocado na posição correta para o seu uso – toda a base do antebraço deve estar apoiada sobre uma superfície reta e plana. A posição das pernas também é analisada e ajustada para um posicionamento correto e até indicado o uso de apoio para os pés – devem formar um ângulo de 90º com os joelhos. Ou em outros âmbitos, como linhas de produção balanceada, produção revisada com execuções de trabalho mais flexíveis e dinâmicas, entre outras ações que são possíveis de adequação e melhorias para os trabalhadores.

Um ambiente de trabalho favorável traz melhorias na performance das tarefas diárias, evitando estresse, dores e fadigas musculares, LER/DORT e cansaço.
Por exemplo, quem usa o monitor na altura errada, sem um suporte ergonômico, muitas vezes adaptado com livros ou revistas, ficará com o pescoço inclinado (para cima ou para baixo) causando contração da nuca e ombros, e essas dores e até lesões, que por ora podem não ser sentidas de imediato, poderá aparecer a médio e longo prazo. Duas consequências da postura incorreta:

# DOR DE CABEÇA

A má postura em frente ao computador pode ser um dos 200 diferentes tipos de dores de cabeça que existem. A postura errada, quando se está sentado, comprime as raízes nervosas e o excesso de contração muscular nos ombros, pescoço, trapézio, por exemplo, podem causar a cefaleia (nome científico para dor de cabeça).

# DORES NO PESCOÇO E TRAPÉZIO

Ficar olhando na mesma direção por muito tempo e ainda com uma postura errada prejudica as articulares das vértebras cervicais. Também acontece quando há uma tensão na nuca, quando contraímos muito a região devido a algum esforço excessivo ou até mesmo por ansiedade e estresse.

QUAL A ALTURA IDEAL DO MONITOR?

Diante do monitor, note se seus olhos estão na altura da metade superior da tela, de maneira que você possa enxergar toda a área sem mexer a cabeça (somente os olhos).

QUAIS OS GANHOS PARA INVESTIR EM ERGONOMIA?

Na lista abaixo, enumerados os principais benefícios quando falamos em ergonomia no trabalho, seja para a empresa ou para o trabalhador, 12 vantagens que valem a pena para a empresa quando investe em ergonomia.

# PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS

A empresa, quando está atenta a disponibilizar mobiliários que ofereçam ao trabalhador condições e acomodações ergonômica, está proporcionado que as atividades diárias de seus funcionários sejam executadas com postura e movimentos corretos. A má postura ao longo da jornada de trabalho pode gerar lesões crônicas, causando ausência do posto de trabalho e baixo desempenho do colaborador.

# MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

De acordo com o pesquisador francês, Henri Savall, profissionais que têm melhores condições de trabalho (em empresas que investem em ergonomia) chegam a apresentar queda de até 50% na taxa de retrabalho.

# PRODUTIVIDADE

É possível com um ambiente ergonomicamente correto executar atividades de maneira adequada, entregando melhores resultados. A consequência são produtos entregues com qualidade, diminuindo erros e defeitos na linha produção com funcionários satisfeitos, aumenta a produtividade, enquanto se eles estão insatisfeitos, não se dedicam à tarefa, perdem a concentração e o engajamento com a empresa.

# VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL

Pessoas que recebem assistência para executarem as atividades, exercem com excelência, pois isso influencia de maneira positiva em seu comportamento no ambiente laboral. E isso reflete diretamente em um sentimento de harmonia para o trabalho em equipe.

# QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR

A intervenção ergonômica adequada traz resultados eficazes reduzindo o cansaço, ofertando ao usuário qualidade de vida, bem-estar e consequentemente saúde, pois quando detectados os fatores a serem corrigidos, o trabalhador irá desenvolver sua função com mais conforto. Um ambiente fora das condições adequadas de ergonomia provoca estresse, dores musculares e fadiga com mais facilidade.

# BAIXO TURNOVER

A rotatividade para muitas empresas é um problema que afeta os resultados e afasta bons profissionais. Isso em decorrência de doenças e até pela falta de segurança que determinada função ocasiona, que podem ser acidentes e problemas de saúde. 

# PREVENÇÃO DE ACIDENTES

# SEGURANÇA

# REDUZ AFASTAMENTO

# INTEGRIDADE FÍSICA E PSICOLÓGICA

# RESPONSABILIDADE SOCIAL

# EVITAR ERRO HUMANO

Fonte: http://www.reliza.com.br/blog/2017/infografico-12-sinais-de-que-chegou-a-hora-de-investir-em-ergonomia/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br