Notícias
3 Bons motivos para fazer pausas no trabalho
Trabalhar ininterruptamente não é boa ideia. Não acredita? Então conheça três boas razões para fazer pausas no trabalho.
Muitos profissionais passam grande parte do dia sentados à secretária, com os “olhos colados” ao computador. Mas, ao contrário do que possa pensar, fazer algumas pausas no trabalho é mais importante do que possa pensar. Aliás, pequenas pausas ao longo do seu dia de trabalho – independentemente da área – são fundamentais para estimular a sua produtividade e melhorar o seu desempenho.
3 RAZÕES PARA FAZER PAUSAS NO TRABALHO
Não há dúvida de que as pausas são essenciais para aumentar a produtividade no trabalho. E bastam apenas alguns (breves) minutos para “recarregar baterias”. E o que não faltam são estudos e artigos que falam sobre isto. Muitos deles dizem que o ideal seria fazer pausas de 15 minutos, por cada 90 minutos de trabalho.
A verdade é que nem sempre é fácil. O ritmo do mercado de trabalho atual, a alta competitividade ou os prazos apertados fazem com que os profissionais passem muitas horas seguidas a trabalhar, sem qualquer pausa. O que, no fundo, é contraproducente. Pode até achar que está a ter mais rendimento em termos de trabalho, mas – na maior parte dos casos – não está. Trabalhar ininterruptamente provoca um desgaste físico e mental que terá repercussões no seu desempenho e na sua produtividade.
Só por aqui já devia perceber a importância das pausas no trabalho, mas caso isso não baste, aqui ficam mais alguns argumentos que deve ter em conta.
1. ESTIMULAM A SUA CRIATIVIDADE
Uma pausa pode fazer a diferença entre o trabalho bem feito ou mal feito. Senão pense. Quantas vezes não deu por si bloqueado numa determinada tarefa ou projeto, perdido em busca de uma resposta, solução ou ideia brilhante? E pior, quantas vezes não ficou horas sem as encontrar? Muitas?! Então saiba que, talvez, se tivesse parado por alguns minutos pudesse ter resolvido o problema mais rapidamente. Pois é, as pausas são essenciais para o ajudar a relaxar, descansar a sua mente e estimular a sua criatividade. É que muitas vezes, essas respostas, soluções ou ideias não aparecem devido ao cansaço.
2. AJUDAM A DESCANSAR O CORPO E A MENTE
Trabalhar muito tempo sem parar não faz bem a ninguém. E estamos a falar do seu bem-estar físico e psicológico. É por isso que as pausas são tão importantes. Ao parar durante alguns minutos vai descansar o cérebro e o corpo (descansar os olhos, os braços, as pernas ou as costas, por exemplo). E assim, com apenas alguns minutos, pode combater problemas como o stress ou ansiedade, por exemplo. Lembre-se que um dos maiores problemas laborais que afetam os profissionais estão relacionados com o stress (como o burnout), coisa que pode evitar se souber fazer uma pausa no momento certo.
3. MELHORAM A SUA ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
Outra consequência do cansaço extremo provocado por longas e sucessivas horas de trabalho. Se insistir em trabalhar demasiado tempo seguido sem pausas, o mais provável é acabar por ter um mau desempenho, como resultado da distração e da falta de foco.
Só para ter uma ideia, alguns estudos indicam que a atenção de um adulto se mantém durante 15 a 40 minutos. Por isso faz sentido que ao fim de algum tempo, necessite de uma pausa para “reiniciar” a sua atenção e, consequentemente, manter a sua concentração elevada. Vários estudos comprovam que basta sair da sua secretária e “esticar as pernas” é suficiente para ajudar o seu cérebro a manter bons níveis de concentração.
PARE UM POUCO PELO BEM DO SEU TRABALHO
Se quer mesmo ser produtivo, saiba que não tem que trabalhar oito horas sem parar. Na verdade, é exatamente o oposto. A falta de pausas prejudica o seu rendimento. Por isso é fundamental saber reconhecer quando precisa de uma pausa. Saber quando parar pode ser a chave para um bom desempenho.
Portanto, agora já sabe. Pare, saia da sua secretária para “esticar as pernas” ou beber um café, por exemplo. Vai ver que os resultados serão bem melhores.
Fonte: http://www.e-konomista.pt/artigo/motivos-fazer-pausas-no-trabalho/