Notícias
4 Tendências de Employee Wellness que não pode ignorar
A medida que a linha entre a vida pessoal e profissional vai ficando difícil de identificar, com frequência os colaboradores se sentem sobrecarregados, esgotados e desconectados.
Fatores como os novos modelos de trabalho, uma sociedade de ritmo acelerado e a necessidade de um feedback contínuo (ainda mais entre as gerações mais jovens de colaboradores), enfatizam a necessidade de desafiar a forma que o time de recursos humanos gerencia as pessoas.
De acordo com uma pesquisa sobre perspectivas do bem-estar corporativo, feita com 200 CEOs, as conclusões foram claras ao mostrar a necessidade de melhorar o bem-estar corporativo: um programa de bem-estar torna os colaboradores pessoas mais saudáveis, mais felizes e mais produtivos.
Por isso que cuidar e fomentar o bem-estar do pessoal para impulsionar o desempenho e a produtividade é uma das prioridades de Recursos Humanos. O cuidado com esse tipo de iniciativas está se posicionado como uma responsabilidade corporativa, em resposta às expectativas de uma crescente força profissional millennial e o apetite por mais flexibilidade.
O que podemos esperar para o Employee Wellness?
Atualmente a ênfase está na flexibilidade, ambientes de trabalho mais saudáveis e um enfoque mais integral na hora de fomentar o bem-estar dos colaboradores com, por exemplo, cursos de meditação ou educação financeira.
4 tendências que acredito que não podemos ignorar:
As empresas hoje estão se concentrando em melhorar as experiências de seus candidatos e colaboradores com o objetivo de encantá-los e assim aumentar a lealdade. Um estudo do The Future Workplace y Beyond.com descubriu que 83% do pessoal de Recursos Humanos disse que a \"experiência do colaborador\" é importante ou muito importante para o sucesso de suas organizações, e para melhorar a experiência investem mais em capacitação (56%), melhorando seu espaço de trabalho (51%) e dando mais recompensas (47%)
O mix entre colaboradores com contrato e freelancers está aumentando. Nos últimos 5 anos a economia freelancer se converteu em uma tendência importante que afeta os colaboradores no mundo todo. Criando um novo tipo de diversidade; com colaboradores permanentes em tempo completo trabalhando ao lado dos trabalhadores independentes. Com muitos freelancers trabalhando de escritórios remotos, a capacidade de gerenciar sem fronteiras vai se converter em uma habilidade crítica em nível mundial.
A guerra pelo talento aumenta enquanto o contrato do colaborador continua evoluindo. Por exemplo, a média de tempos dos colaboradores chilenos em uma empresa é de apenas 4 anos, e para novos trabalhadores ou millenials essa estatística cai para 2 anos. É por esta razão que a experiência dos colaboradores é cada vez mais importante. As empresas se veem obrigadas a se concentrar mais na cultura e valores corporativos, do que em pagar para reter os colaboradores.
Programas de bem-estar são fundamentais para atrair talentos. As empresas estão utilizando programas de bem-estar para reduzir o absenteísmo e atrair talento. As empresas estão se dando conta que o estresse laboral é o maior problema de saúde que os colaboradores enfrentam, e por isso devem investir em criar um ambiente mais tranquilo e saudável para eles.
Os programas de qualidade de vida comunicam ao colaboradores que seu bem-estar é um interesse prioritário para a organização. Portanto, implementar essas iniciativas e apoiar todos os processos associados com tecnologia digital (não somente para agilizar a gestão, mas também para melhorar a experiência dos usuários) representa uma grande oportunidade de mudança transformacional para os líderes de Recursos Humanos.
https://blog.gointegro.com/pt/employee-wellness-tend%C3%AAncia-em-recursos-humanos