5 dicas de segurança do trabalho para pequenas empresas

Como diretor ou gestor de uma empresa pequena, você precisa deixar o processo de segurança simples e bem documentado, com reuniões rápidas com seus colaboradores, anotações de segurança, relatórios de treinamentos etc, todos os documentos necessários para se um dia você possa apresentar a um inspetor e comprovar que está fazendo suas obrigações como empregador. 

Você pode implementar maneiras efetivas e simples de se comunicar com seus colaboradores e ajudar com que seu negócio mantenha-se seguro e saudável, com estas práticas:

1. Faça da segurança parte das suas operações desde o primeiro dia. 

Para demonstrar que você e a sua empresa fazem da segurança do trabalho uma prioridade, mostre desde o inicio sua preocupação com estes assuntos, já falamos aqui no blog que isto pode ser realizado através do treinamento de integração de segurança do trabalho, orientando os recém chegados.

2. Conduza conversas rápidas e regulares sobre segurança do trabalho, use check lists, materiais, tópicos e guias de segurança.

Já ouviu falar em DDS? O Diálogo De Segurança serve exatamente para isso, são pequenas reuniões que podem ser feitas para revisar ou discutir medidas de segurança do trabalho antes de começar a jornada de trabalho. Se você realizar uma busca na internet, poderá encontrar vários temas que podem ser abordados neste diálogo.

3. Faça observações regulares de segurança, elogie o que estiver sendo feito certo e demonstre o que pode ser melhorado.

“Saia lá fora e procure alguém fazendo a coisa certa, então diga: obrigada!” Dessa forma o colaborador irá saber que está fazendo o procedimento certo e além disso todos poderão ter ele como exemplo a ser seguido.

4. Identifique riscos junto aos colaboradores 

Importante questão! muitas vezes os gestores ou técnicos podem não ver todos os riscos que o colaborador pode estar propenso, por isso, nada melhor do que perguntar para o próprio trabalhador quais são os riscos que ele pode ter identificado em seu ambiente de trabalho e em suas tarefas, afinal ele lida com suas atividades no dia-a-dia. É muito importante checar regularmente esta questão, pois a medida do tempo, outros riscos podem aparecer.

5. Pergunte se um colaborador gostaria de se voluntariar para ser o “campeão da segurança” 

Existe uma diferença entre ter um diretor e um colaborador voluntariado supervisionando a segurança do trabalho da empresa. Claro que o colaborador não será o responsável direto, mas ele poderá ajudar bastante para o sucesso da segurança na empresa, isso porque ele poderá auxiliar na orientação de novos integrantes, reforçar a política e os procedimentos de segurança, assim como pode servir de exemplo para seus colegas. 

Essas dicas poderão ajudar pequenas empresas a desenvolver e manter uma boa performance de segurança do trabalho e dar ao seu negócio uma vantagem competitiva. Uma cultura forte de segurança do trabalho demonstra um ambiente de trabalho sadio e seguro.

Fonte: http://blog.inbep.com.br/seguranca-do-trabalho-para-pequenas-empresas/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br