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5 DICAS ESSENCIAIS PARA A REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO
A melhor forma de combater esses problemas é por meio do investimento na prevenção. Quer saber mais sobre isso? Então leia este artigo e descubra 5 dicas para a redução de acidentes de trabalho no seu negócio!
1. Investigue os riscos
Faça um diagnóstico da sua empresa para identificar os principais fatores de risco que podem levar a acidentes de trabalho. Você pode estudar as condições físicas da organização, a forma como o trabalho é realizado no dia a dia, os equipamentos presentes no local, entre outros elementos.
Com isso, você pode investir na eliminação ou neutralização dos riscos aos quais os seus colaboradores estão sujeitos no ambiente de trabalho.
2. Consulte sua equipe
A sua equipe é uma importante fonte de informação quando se trata de segurança do trabalho. Isso porque são os seus colaboradores que executam as atividades diariamente e, dessa forma, podem informar os maiores riscos que identificam e as principais dificuldades encontradas na hora de seguir as normas de segurança do trabalho.
Portanto, converse com a sua equipe e busque entender qual o ponto de vista de cada um em relação a esse aspecto. Além de levantar dados importantes sobre planos de ação a serem executados, essa estratégia ainda pode te auxiliar na conscientização do time sobre como garantir a própria integridade física e psicológica.
3. Invista na ergonomia
A ergonomia é uma área do conhecimento que estuda a relação do homem com o ambiente de trabalho no qual ele está inserido. Dessa forma, um ambiente ergonômico é aquele que fornece conforto e segurança para que os trabalhadores realizem as suas atividades.
Tal investimento permite que você crie um local saudável para que a sua equipe exerça as atividades delegadas. Com isso, além de reduzir o número de acidentes de trabalho, esse elemento ainda aumenta a satisfação da equipe com a empresa e a produtividade.
4. Revise suas metas
As metas impossíveis podem ser grandes vilãs quando se fala em acidentes de trabalho. Isso porque, quando o colaborador é exigido além da sua capacidade produtiva real, ele pode se submeter a situações perigosas por medo de perder o emprego. Além disso, essa prática gera sobrecarga, o que diminui os níveis de atenção e cuidado do funcionário em relação às próprias atividades.
Portanto, na hora de atuar na redução de acidentes de trabalho, aproveite para revisar as metas de cada uma das suas equipes. Converse abertamente com os colaboradores sobre o assunto e busque soluções que permitam que a sua empresa continue gerando lucros como esperado, mas sem prejudicar a saúde física e mental do time.
5. Modifique o ambiente de trabalho
Planos contra incêndios, saídas de emergência bem localizadas e sinalizadas, maquinário bem distribuído e ambiente de trabalho organizado e limpo: tudo isso influencia diretamente na quantidade de acidentes de trabalho dentro da empresa.
Portanto, aproveite para realizar reformas e modificar o ambiente do seu negócio. Busque minimizar os riscos e garantir o cumprimento da legislação em relação a esses elementos por meio dessa estratégia.
Garantir a integridade física e psicológica da sua equipe é uma obrigação e um compromisso ético que você assume com os seus colaboradores. Portanto, utilize essas dicas para investir agora mesmo na redução de acidentes de trabalho dentro da sua empresa!