7 dicas para evitar o passivo trabalhista na sua empresa

Definimos o passivo trabalhista como a soma de todas as dívidas que são geradas quando um empregador, sendo pessoa física ou jurídica, deixa de cumprir com as obrigações trabalhistas ou não efetua o adequado recolhimento dos encargos sociais. Não se trata de uma cobrança imediata pois ela é exigida mediante às reclamações trabalhistas, fiscalizações do Ministério do Trabalho e outros mais.

As empresas que não adotam as práticas de gestão de pessoas, com o objetivo de minimizar seu passivo trabalhista, acabam comprometendo uma boa parte dos seus recursos financeiros com o pagamento de indenizações na Justiça do Trabalho. A adoção de algumas ações tornam possível a diminuição do número de ocorrências e a manutenção da saúde financeira do negócio.

1. Estude a legislação

Há uma série de leis que devem ser seguidas e tributos a serem pagos com a finalidade de evitar possíveis complicações no futuro. Dessa forma, as relações trabalhistas não se restringem somente às boas práticas que são propagadas. Por isso, todos os departamentos da sua empresa precisam estar integrados para o cumprimento das normas trabalhistas e garantir a integridade física, mental e moral dos funcionários.

Construa uma relação saudável com os sindicatos que representam as categorias dos colaboradores da sua empresa e conheça com profundidade todos os acordos trabalhistas firmados. Essas informações devem ser repassadas de forma clara aos empregados, deixando-os cientes dos direitos e deveres de cada parte. Não esqueça de documentar as informações que são compartilhadas, firmando o conhecimento de todos que as receberam.

2. Estabeleça uma comunicação eficiente com os colaboradores

Evite o clima de especulação e fofoca dentro do ambiente de trabalho, pois, ele acaba dando margem para a interpretação incorreta dos direitos e deveres da empresa e dos funcionários. Todos precisam conhecer as normas, políticas e condutas esperadas e que podem ser cobradas da organização. Invista em uma comunicação eficiente com todos os colaboradores.

3. Fomente a cultura organizacional

cultura organizacional é a responsável por agrupar os comportamentos, crenças, hábitos, valores éticos e morais e as políticas internas e externas da empresa. Ela pode motivar os funcionários ao mesmo tempo em que os ajudam a crescer junto com o empreendimento. A ausência da cultura corporativa pode levar tanto a companhia quanto os trabalhadores para os problemas de produtividade e de relacionamento no ambiente de trabalho.

4. Previna os assédios morais

O assédio moral é um problema que pode ser reduzido por meio de campanhas preventivas e internas na empresa. Quando um funcionário procura a Justiça do Trabalho para reclamar sobre os direitos não cumpridos pela organização, é comum que ele inflacione o pedido da verba indenizatória e pleiteie por uma indenização por dano moral.

5. Monitore os riscos do ambiente de trabalho

Mapeie todos os riscos trabalhistas que envolvem a sua empresa. Faça uma análise que considere desde as condições específicas de cada colaborador até as relações coletivas que envolvem a companhia. Dependendo da atividade que se pratica, são comuns os problemas relacionados ao meio ambiente de trabalho e que geram pedidos indenizatórios.

Se a organização trabalha com metas agressivas, por exemplo, é necessário orientar os gestores para que saibam como cobrar os resultados esperados. Em vez de gritos, indiretas ou a ridicularização dos funcionários, dando margem ao assédio moral, eles devem aprender a delegar tarefas e dar os feedbacks necessários para que o desempenho da equipe melhore.

6. Realize auditorias internas

Monte um comitê com profissionais de diferentes áreas ou contrate uma consultoria para realizar periodicamente auditorias internas. Elas têm como finalidade verificar a situação de todos os contratos, averiguar o funcionamento do sistema de ponto, analisar como é feito o processo da folha de pagamento, checar se os arquivos estão sendo gerados corretamente e apurar se a legislação trabalhista em vigor está sendo cumprida com rigor.

7. Aposte na advocacia preventiva

As recentes mudanças nas leis trabalhistas fizeram com que os trabalhadores buscassem por mais informações sobre os próprios direitos e deveres. Quando a relação entre eles e a empresa é pautada pelo respeito, confiança e cumprimento da legislação, o passivo trabalhista tende a ser reduzido.

As dicas apresentadas acima para evitar o passivo trabalhista na sua empresa são capazes de reduzir o número de ações que ela enfrenta. Portanto, organize os processos da companhia e se resguarde ao documentar que todos estão executando suas funções de modo correto.

Fonte: https://blog.grupofatos.com.br/7-dicas-para-evitar-o-passivo-trabalhista-na-sua-empresa/

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