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8 dicas de como acabar com a falta de atenção no trabalho.
A distração é um dos principais problemas no mundo corporativo e, além de comprometer os resultados da empresa, a falta de atenção no trabalho pode afetar a carreira do profissional. As distrações estão por toda a parte: problemas em casa, prazos curtos, reuniões, cobranças do chefe, telefone tocando, e-mails a responder, contas a pagar, filhos, saúde. Saber administrar todas as áreas da vida, portanto, é fundamental para não perder o controle e não sair prejudicado profissionalmente.
A relação entre a atenção e as emoções
Muitas pessoas têm dificuldade em se concentrar e manter a atenção por conta de questões emocionais. A falta de atenção é uma das maneiras que os indivíduos encontram para se proteger dos erros e das inseguranças — dois sentimentos sabotadores e que geralmente levam à procrastinação.
Se você não se sente seguro para realizar determinada tarefa, inconscientemente acaba criando formas de não realiza-la. Isso acontece muito com pessoas perfeccionistas, que têm muito medo de errar e preferem se sabotar para não correr este risco.
Saber lidar com suas emoções, portanto, é uma excelente maneira de aumentar o foco e a atenção, sendo mais eficiente em suas tarefas.
Como acabar com a falta de atenção no trabalho
Faça uma coisa de cada vez
Manter a atenção em uma única atividade já é difícil e, quando tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, o desafio fica ainda maior. Sempre que possível, faça uma coisa de cada vez e faça o possível para finalizar uma tarefa antes de iniciar outra.
Mantenha a organização
Organize as gavetas, o armário, a mesa, os livros, arquivos e objetos, evitando manter as coisas espalhadas. Se o ambiente externo está bagunçado, fica difícil se organizar internamente. Além disso, centralize as anotações que estão dispersas em pequenos papéis e mantenha uma agenda, um bloco com espiral ou caderno para anotações diárias.
Priorize
Gerencie suas tarefas por meio de uma lista, dividindo-as em urgentes e importantes. Estabeleça qual a prioridade de cada uma e determine uma data de conclusão. Deixe suas tarefas sempre à vista e, após iniciar uma tarefa, termine-a. Lembre-se de marcar as tarefas já concluídas.
Planeje
Planeje seu dia: dedique pelo menos 15 minutos para planejar e organizar o novo dia de trabalho. É mais simples adotar uma disciplina diária do que perder horas arrumando uma desorganização acumulada.
Respire
Pare e respire fundo pelo menos cinco minutos por dia. A respiração consciente traz a mente para o momento presente, ampliando a autopercepção, o foco e o controle emocional.
Relaxe
Faça pausas entre as atividades, dividindo seu dia de trabalho em partes. A ciência comprovou que o cérebro consegue se fixar num único objeto por, no máximo, 60 minutos. Portanto, faça pausas ao longo do dia de trabalho.
Esteja motivado
A falta de motivação pode estar relacionada à desmotivação. Se as atividades que você realiza não trazem satisfação ou você está insatisfeito com outros aspectos relacionados ao trabalho, como salário ou problemas de relacionamento, as chances de perder a concentração nas tarefas são muito maiores.
Se você está passando por um momento de desmotivação no trabalho, é preciso sair desse ciclo e mudar sua realidade o mais rápido possível.
Fonte: http://www.sbie.com.br/blog/8-dicas-de-como-acabar-com-falta-de-atencao-no-trabalho/