Notícias
A ergonomia cognitiva e suas principais aplicações.
E o Que é a Ergonomia Cognitiva?
Este ramo de estudo da ciência da ergonomia se ocupa em observar o conjunto de fatores que determinam as respostas emocionais que um indivíduo apresenta em seu ambiente de trabalho. Dentre os objetivos que essa área possui estão: contribuir para que a pessoa trabalhe com mais eficiência e apresente resultados mais significativos, bem como tenha mais segurança na tomada de decisões.
O desenvolvimento da ergonomia cognitiva pode ser usado para fazer com que os colaboradores de uma empresa se tornem mais satisfeitos e empenhados ao realizar as suas tarefas. Seu campo de ação se estende do relacionamento do ser humano com as máquinas até sua relação com outras pessoas. Neste sentido, a criação de um ambiente de trabalho saudável é essencial para melhores resultados.
Principais Aplicações do Conceito de Ergonomia Cognitiva
Agora que você já sabe o que é ergonomia cognitiva vai gostar de conhecer as suas principais aplicações no ambiente organizacional.
Funcionários Com Melhor Retenção de Conhecimento
A palavra cognição significa adquirir conhecimento, de forma que uma das aplicações mais importantes do conceito de ergonomia cognitiva se refere a tornar o indivíduo mais preparado para reter o que foi aprendido. Criar um ambiente confortável para a mente do colaborador é fundamental para que ele esteja preparado para se desenvolver por completo um bom trabalho.
Atenção às Atividades Realizadas
Seguindo esse conceito é possível propiciar um ambiente em que os funcionários dediquem mais a sua atenção para as suas atividades. Quando se está num local que oferece boas condições para o trabalho da mente, se tem também profissionais bem mais atentos à realização de suas tarefas e bem mais motivados e positivos.
Indivíduos Mais Assertivos na Tomada de Decisões
Os processos de ergonomia cognitiva também se referem a ajudar que os integrantes de uma equipe se tornem mais seguros nos momentos em que forem exigidos deles a tomada de decisão e maior participação. A mente precisa estar numa situação de adaptação ao ambiente para que possam pensar com mais clareza e segurança.
Redução da Rotatividade
Pode parecer curioso, mas saiba que, ao incluir na rotina de trabalho da sua empresa os conceitos de ergonomia cognitiva, é possível reduzir significativamente o número de demissões. Num ambiente em que as pessoas se sentem mentalmente desconfortáveis é mais fácil que haja o desejo de sair. Já ao criar melhores condições os colaboradores tendem a querer ficar.
Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/o-que-e-ergonomia-cognitiva-e-suas-principais-aplicacoes/