A prática da alimentação equilibrada para uma coluna saudável

Mas não podemos esquecer o papel fundamental que a boa postura exerce quando o assunto é vida saudável. De nada adianta caprichar na escolha dos alimentos corretos com uma dieta rica em alimentos naturais,  se o estômago está “espremido entre as costelas”, o intestino “amassado pelo tronco”, as veias obstruídas por “vértebras mal empilhadas”, impedindo a circulação dos nutrientes adquiridos na alimentação. Um corpo musculoso e, aparentemente, forte pode até representar a beleza física, mas de nada adianta se as juntas não funcionam adequadamente e se as costas doem ao menor esforço durante a prática de algum movimento. E você sabia que tudo isso está, intimamente, associado à carência de cuidados diários e frequentes com a coluna?

Os órgãos precisam de espaço, o que se torna inimaginável em um corpo curvado com ossos tortos. Pessoas com desvios posturais encontram dificuldades para inflar totalmente os pulmões, comprometendo a respiração pela falta de espaço. Muitas outras patologias também podem ser decorrentes de uma coluna mal posicionada e que acaba enfraquecendo todo o organismo do indivíduo.

O problema do sobrepeso

Normalmente, pessoas que estão acima do peso acabam impondo um esforço adicional sobre a coluna, agravando o problema de dores nas costas. Daí a necessidade de investir em uma alimentação bem selecionada e também na prática de atividades físicas para manter o peso do corpo equilibrado. Lembrando que você sempre deve consultar profissionais capacitados tanto para receber orientações sobre a dieta mais adequada para o seu caso quanto para seguir instruções corretas acerca dos exercícios físicos.

Algumas dicas de boa alimentação

Existem alimentos que auxiliam diretamente na regeneração muscular, prevenindo o maior desgaste e a fadiga. Fortalecer a musculatura de sustentação da coluna é essencial para prevenir as dores na região.

O açaí é um alimento bastante energético e tem a propriedade de formação de aminoácidos, auxiliando na construção e regeneração dos músculos.  As carnes apresentam grande quantidade de aminoácidos, uma vez consumidas, estes aminoácidos vão auxiliar no desenvolvimento e no fortalecimento dos músculos. Os peixes são fontes de ômega 3, um nutriente muito importante para a regeneração, ajudando a proteger os músculos (atum, salmão e sardinha são excelentes nesses casos). As frutas cítricas, como a laranja, o limão e a tangerina, ajudam no estímulo ao desenvolvimento e a recuperação dos tecidos musculares danificados.

Além do consumo de alimentos específicos, vale ressaltar a importância de equilibrar toda a alimentação, optando por tudo que for mais saudável, evitando alimentos industrializados e que sejam ricos em gordura saturada e gordura trans.

Dicas para proteger a coluna:

– Cuidado ao carregar objetos pesados! Mantenha-os próximo ao seu corpo para reduzir a força aplicada e, consequentemente, a carga imposta sobre a coluna;

– Observe, atentamente, sua postura no dia a dia. Durante as tarefas rotineiras, no trabalho ou até mesmo na hora de dormir.

– Pratique exercícios físicos de maneira regular. Mas atente para uma atividade supervisionada por porfissional e que não ofereça sobrecarga à coluna;

– Evite o álcool e o fumo;

– Selecione bem seus alimentos. Aposte em uma dieta balanceada, composta de alimentos naturais.

http://www.novafisio.com.br/a-pratica-da-alimentacao-equilibrada-para-uma-coluna-saudavel/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br