Notícias
Absenteísmo: o que é, causas e como solucionar esse problema
Se você acompanha as faltas e atrasos dos colaboradores, com certeza, sente os prejuízos na produtividade e quer resolver esse problema
De fato, o absenteísmo ou ausência habitual dos funcionários preocupa empresas de todos os segmentos, que veem as horas de trabalho perdidas se acumulando a cada mês.
Os motivos para as faltas são variados, mas a essência da questão é organizacional, o que exige uma mudança profunda na cultura e políticas da empresa.
Para entender tudo sobre o assunto e encontrar a solução ideal, acompanhe nosso conteúdo:
-
O que é absenteísmo
-
Quais são as causas e impactos nas empresas
-
Como lidar com o absenteísmo
-
Como reduzir e prevenir esse problema
-
Tipos de absenteísmo
-
Relação entre absenteísmo e rotatividade
-
Diagnóstico e cálculo das faltas
-
Relação entre absenteísmo e ergonomia
-
O que é NR 17
-
Como o coaching pode ajudar a reduzir o absenteísmo.
O que é absenteísmo?
O absenteísmo ou absentismo é uma expressão utilizada para designar a falta de assiduidade no trabalho e outros deveres e obrigações, seja por ausência ou atraso.
Absenteísmo nas empresas:
Já o absenteísmo nas empresas diz respeito ao padrão de faltas dos colaboradores ao trabalho, o qual influencia os níveis de produtividade.
Isso porque a ausência de trabalhadores afeta diretamente os resultados da empresa, elevando custos e prejudicando a qualidade da produção.
Por essa razão, o absenteísmo gera grande preocupação nas organizações e força os gestores a compreenderem melhor o tema, em busca de soluções que minimizem o índice de ausências.
Quais são as causas do absenteísmo no trabalho?
As causas do absenteísmo no trabalho são multifatoriais e devem ser estudadas sob a ótica da repercussão na produtividade organizacional.
De modo geral, os principais motivos de ausência dos colaboradores são as enfermidades, doenças ocupacionais, sobrecarga de funções e más condições de trabalho.
Por que as pessoas faltam ao trabalho?
É fácil analisar por que as pessoas faltam ao trabalho caso a caso, mas as altas taxas de absenteísmo podem indicar um problema de origem organizacional.
Afinal, o absenteísmo é inversamente proporcional à satisfação no trabalho, pois, muitas vezes, a ausência é a saída para evitar desconforto e situações indesejáveis.
Por essa razão, cabe às empresas levantarem os motivos para as faltas dos colaboradores e conduzirem uma análise mais aprofundada de sua cultura e gestão.
Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/absenteismo/