Notícias
Campanha Celular X Postura marca o Dia do Ortopedista
A SBOT, que comemora dia 19 de setembro tanto seu aniversário – 83 anos, como o Dia do Ortopedista, aproveita a data para alertar para um problema crescente, o número de pessoas com problemas de coluna, principalmente das vértebras cervicais – que ficam no pescoço -, decorrente do uso do celular em postura inadequada.
O diretor de Campanhas Públicas da SBOT, Rodrigo Galinari, diz que embora ainda não haja um estudo científico sobre a frequência de problemas da coluna causados pelo uso do celular, os médicos têm registrado o aumento do número de pacientes com problemas tanto da coluna cervical como torácica. “O problema decorre do uso do celular para acessar a Internet com o aparelho à altura da cintura, o que leva o usuário a manter a cabeça curvada para baixo por muito tempo, o queixo junto ao peito, o que força a coluna”.
Orientações à população
A recomendação é levantar o celular à altura dos olhos ou usar o celular pousado numa mesa, o que também alivia o problema. Como o celular já substitui em grande parte o computador e não é cômodo usá-lo com o braço levantado, a outra recomendação é que o usuário faça exercícios que diminuam o efeito da posição inadequada. “O exercício mais importante é o alongamento da musculatura da coluna cervical com movimentos de flexão, extensão e rotação lateral do pescoço”, explica o diretor.
A presidente da SBOT, Patrícia Fucs, lembra a propósito que a Organização Mundial da Saúde também alerta para a necessidade de fazer exercício, pois concluiu que o sedentarismo se tornou a quarta maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, o câncer e a diabetes.
A OMS calcula que 81% dos adolescentes e 63% dos adultos no mundo exercitam-se menos que o recomendável, e o exercício habitual, como a caminhada reduzem em 21% os casos de câncer de mama e colon, 27% dos casos de diabetes e, no caso da Ortopedia, destaca Patricia Fucs, “30% dos problemas da coluna, especificamente dor nas costas e hérnia de disco”.
Celular x Postura
Seu celular pode prejudicar a sua postura!
Você sabia que o uso de telefones celulares pode dobrar ou triplicar o peso de sua cabeça ao inclinar o pescoço?
O uso desses dispositivos influencia a nossa postura e a mecânica corporal de maneiras não saudáveis. Isso contribui para constantes dores no pescoço, costas, ombros e braços.
Você sabia?
Que a cabeça em posição normal pesa 5 quilos? E que com a inclinação a sobrecarga passa a ser maior, podendo atingir até 15 quilos?
Uma pessoa passa de 2 a 4 horas por dia na frente de um smartphone ou tablet com a postura inadequada.
Atitudes simples, como trazer o aparelho celular até a altura dos olhos, são fundamentais para prevenir lesões associadas à má postura.
Os principais problemas ortopédicos são:
Pescoço (coluna cervical): sobrecarga pela inclinação da cabeça.
Ombros: sobrecarga pelo esforço de segurar o aparelho por muito tempo na mesma posição.
Mãos e dedos: problema com os movimentos repetitivos da digitação.
Siga as recomendações da SBOT e evite dores:
Não use o seu celular ou tablet para trabalhos longos. Prefira seu computador de mesa ou laptop. Verifique se esses dispositivos estão dispostos ergonomicamente.
Ao usar seu celular, levante-o e aproxime-o um pouco abaixo do seu rosto.
Apoie o braço em uma superfície estável
Faça exercícios de alongamento para aliviar a tensão no pescoço, como o movimento de “sim” e “não” com a cabeça.
https://portalsbot.org.br/campanha-celular-x-postura-marca-o-dia-do-ortopedista/