Notícias
Como diminuir a rotatividade de funcionários em 3 passos
Rotatividade de funcionários pode gerar prejuízos
Você investe tempo e dinheiro no processo de recrutamento, analisa candidatos e compara currículos até, finalmente, escolher o melhor profissional para a vaga em questão. Depois de introduzi-lo aos processos da empresa, é preciso treiná-lo e desenvolver suas habilidades para que possa alcançar o índice de produtividade esperado.
Trata-se de um processo longo e gradativo : se você pular etapas, corre o risco de impactar negativamente o desempenho do colaborador. Isso acontece, por exemplo, quando o funcionário ignora as peculiaridades de operação da empresa, tem pouca experiência na função ou não reconhece a importância da sua atividade para o sucesso da companhia.
Agora imagine que, depois de passar por todas essas etapas de forma metódica e calculada, o funcionário peça demissão sem ter completado seis meses de trabalho. Voltamos à estaca zero e é preciso repetir o processo com um candidato diferente.
Conseguiu entender como a alta rotatividade de funcionários interfere nos resultados da sua empresa? Além de desperdiçar tempo, você gasta dinheiro à toa e mobiliza esforços coletivos em torno de alguém que não trará resultados. Em outras palavras: você treina o colaborador para a concorrência, e não para sua empresa.
E esse não é o único problema: a rotatividade também pode implicar em queda na confiança dos clientes (já que é preciso lidar com um funcionário diferente todos os meses), redução da produtividade (pois o novo colaborador pode demorar para alcançar o mesmo desempenho) e instabilidade na cultura organizacional (pois é difícil confiar em uma empresa na qual ninguém permanece por um tempo considerável).
Como diminuir a rotatividade de funcionários
A única maneira de reduzir a rotatividade na sua empresa é investir na retenção de talentos. Melhorar os salários, certo? Nem sempre. Uma pesquisa anual , realizada em todo território nacional pela Catho, uma das maiores agências de recursos humanos do país, revelou que a insatisfação com o salário é apenas o quarto motivo mais comum para quem pede demissão.
Confira a lista:
1º Recebi proposta de trabalho melhor: 34,5%
2º Não estava satisfeito com as atividades que desenvolvia: 9,3%
3º Vontade de mudar de carreira/área de atuação: 8,9%
4º Não estava satisfeito com o salário: 8,9%
Com base nesses dados, apresentamos, a seguir, três alternativas para que você consiga reter os talentos da sua empresa. Confira:
1. Crie um plano de carreira
Dificilmente um profissional talentoso, qualificado e criativo gostará de permanecer muito tempo no mesmo cargo. Uma proposta de trabalho melhor, apontada como o principal fator para as demissões, pode significar uma vaga com plano de carreira e oportunidades de crescimento, por exemplo.
2. Melhore a oferta de benefícios
A Catho perguntou aos entrevistados quais benefícios eles mais valorizam no momento de considerar uma oferta de emprego . O resultado foi o seguinte:
1º Assistência médica
2º Participação nos lucros
3º Vale alimentação
4º Vale refeição
5º Bonificação por desempenho
Utilize essas informações para criar o plano de benefícios da sua empresa e trabalhe para melhorá-lo, considerando sempre o perfil dos seus colaboradores .
3. Garanta um ambiente de trabalho atrativo
Para reter os profissionais mais competentes, é preciso estimulá-los. E é aí que entra o valor de um bom ambiente de trabalho: o colaborador precisa se sentir importante para a companhia e se identificar com a organização.
As pequenas empresas podem sair em vantagem nesse aspecto, pois a distância entre a equipe e os diretores é menor, o que facilita a interação e o feedback . Quando os funcionários participam mais das decisões estratégicas, a transparência e a sensação de pertencimento aumentam.
Por fim, não custa lembrar que um ambiente de trabalho espaçoso, limpo, climatizado, silencioso e ergonômico pode ser um grande atrativo para quem valoriza a qualidade de vida . Fique atento ao conforto e invista para melhorá-lo.
Fonte: https://economia.terra.com.br/como-diminuir-a-rotatividade-de-funcionarios-na-sua-empresa-em-3-passos,b7211031e900ff49674f8bbb4f7164893dk19rz1.html