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Como manter a organização no trabalho
Você chega ao trabalho e tem uma pilha de documentos em um canto da mesa, papeis com recados espalhados em outro, a lixeira cheia, e ainda vai tomar café e fazer um lanche em cima do computador.
Essa rotina é comum a diversos profissionais em todo o país. Essa falta de organização é ampliada pelo tempo apertado, que deixa as pessoas relapsas com algumas ações de limpeza. Porém, é importante manter o ambiente de trabalho limpo.
A limpeza do local de trabalho se faz necessária por diversos aspectos. Melhorar a qualidade do ambiente do trabalho e preservar a saúde são alguns deles.
E sem contar que um local organizado garante um aspecto bem melhor para qualquer empresa.
Para isso, é importante dedicar alguns minutos do dia para organizar a sua mesa de trabalho e facilitar o trabalho da equipe de limpeza.
A organização é um fator de extrema importância para a vida de uma sociedade. Toda pessoa que se organiza, obtém resultados.
No local de trabalho ser organizado é fundamental para que as atividades sejam realizadas em tempo hábil, sem contar com a vantagem de manter tudo visivelmente mais agradável.
Separe os documentos de acordo com a frequência de uso deles, ou seja, tenha à mão e bem próximos aqueles que são utilizados diariamente.
Em arquivologia esses documentos são chamados de “arquivos de primeira idade”, “correntes” ou “em curso”.
Então, separe o que é usado com frequência, deixe os usados menos frequentemente numa distância relativa e guarde em “depósitos” ou caixas de arquivos os raramente consultados. Isso facilita o manejo e evita que se acumulem papéis e coisas desnecessárias.
Papéis, catálogos velhos, material e outros objetos que não são necessários para o desempenho do trabalho.
Também retire da sua mesa o que não faz parte do serviço, como objetos pessoais. Deixe um local ou uma gaveta separada para as coisas pessoais e descarte tudo o que não tiver mais utilidade.
Alguns documentos e objetos não são usados frequentemente e podem ficar em gavetas e armários.
Esses locais precisam ser organizados de modo que, na hora que for necessário buscar algo, seja fácil encontrar.
Portanto, nomeie gavetas e separe tudo nos seus devidos lugares. Isso facilita na hora de encontrar as coisas e evita muitos aborrecimentos, principalmente para quem trabalha com muitos papéis.
Esse é um ponto de grande importância, pois um local jamais será organizado se não estiver limpo. Jogue o lixo na lixeira, evite comer no local de trabalho e deixar restos pelo chão. Limpe diariamente mesas e retire a poeira da superfície de objetos como computadores, impressoras e outros.
A limpeza é fator fundamental de organização. Não descuide dela!
Essas são algumas dicas simples para começar a organizar o local onde você passa grande parte do dia. Estabelecer a harmonia de um ambiente é importante para obter rendimento e a organização é um dos fatores mais importantes na hora de conseguir essa harmonia.
O seu local de trabalho deve ser agradável, ter boas energias e fazer com que se sinta bem. Comece hoje mesmo a aplicar essas dicas e veja como é bom trabalhar com organização.