Notícias
Como Montar uma Estação de Trabalho Ergonomicamente Correta
Mantenha uma Postura Saudável
Ajuste a altura da cadeira de forma a manter os pés no chão. Isso manterá os joelhos e quadris aproximadamente à mesma altura. Para encontrar uma altura adequada, mantenha-se na cadeira e levante ou abaixe o assento até que os braços criem uma linha dos cotovelos entre 90 e 110 graus. Cuide para que os cotovelos não estejam abertos, mas mantendo um alinhamento confortável e o mais vertical possível. Os antebraços devem estar paralelos ao chão, com os punhos em uma posição neutra. Uma vez que a maioria das mesas tem uma altura fixa, é melhor ajustar a altura da cadeira para a posição correta dos braços e mãos. Então, se necessário, possibilite um suporte para os pés de forma a manter a parte inferior das coxas tocando sem pressão a borda do assento.
Mantenha a postura dos punhos neutra.
Evite dobrar os punhos para cima ou para baixo ao digitar. Se possível, use um teclado dividido ou ergonômico; caso isso não seja uma opção, use um apoio para mãos; no entanto, use-o apenas se ele realmente elevar os seus punhos; dependendo de sua posição, isso pode até mesmo lhe encorajar a manter as mãos em um ângulo inadequado.
Ajuste a sua postura regularmente.
Independente de quão saudável a sua postura seja, sentar-se em qualquer posição por um longo período de tempo não é bom para a saúde. Se você possui uma cadeira ajustável, alterne entre as seguintes posições, que manterão a sua postura neutra e relaxada:
Sente-se com as costas eretas. Mantenha o tronco quase vertical, as coxas horizontais e as pernas verticais.
Sente-se com uma postura reclinada. Incline o encosto de sua cabeça de forma a manter o tronco em um ângulo entre 105 e 120 graus das coxas.
Sente-se com uma postura declinada. Incline levemente o suporte de sua cadeira de forma a manter um ângulo pouco maior do que 90 graus entre as coxas e o tronco. Não se exceda, ou você terá a sensação de estar deslizando.
Como alternativa, permaneça em pé.
Se a sua mesa for ajustável (ou se for possível encontrar outra estação de trabalho), mantenha-se em pé. Você pode manter um descanso para pés por perto, repousando uma perna de cada vez sobre ele. Observe que manter-se em pé durante todo o dia, embora saudável, pode deixar os pés fatigados; essa posição será melhor para um trabalho que não requeira longos períodos em uma mesa (ou que possam acomodar uma pequena estação de trabalho secundária).
Mantenha o monitor a 20 a 40 polegadas (50 a 100 centímetros) de distância dos seus olhos.
Isso reduzirá a fadiga visual. Se a profundidade de sua mesa não permitir que isso seja feito, mova o monitor a um canto, peça um modelo de tela plana ou compre um suporte para monitor anexável para criar uma estação de trabalho com maior profundidade.
Ajuste o monitor de forma a manter seu centro ao nível dos olhos.
O monitor deve sempre deve estar diretamente na frente de seu rosto (preferivelmente a não mais de 35 graus para qualquer lado) e no nível ou levemente abaixo do nível dos olhos. No entanto, se você usa óculos bifocais e costuma inclinar a cabeça para a utilização de um monitor, incline-o (ou eleve a cadeira) de forma a mantê-lo 15 a 20 graus abaixo do nível de seus olhos; lembre-se que fazê-lo lhe exige inclinar a tela levemente para cima em direção ao seu rosto. Evite a necessidade de inclinar a cabeça para trás, causando tensão no pescoço e nos ombros. Algumas exceções devem ser feitas aos usuários que usam óculos bifocais. A tela pode precisar ser ajustada um pouco abaixo de forma a manter a distância focal perfeita sem a necessidade de se inclinar a cabeça para trás.
Posicione o teclado de forma a manter os braços verticais.
Não estenda os braços para a frente ou dobre os cotovelos para trás ao digitar.
Mantenha o teclado a uma altura aceitável.
Para alcançar o teclado, os antebraços não devem estar mais dobrados do que 20 graus acima da posição horizontal (quando sentado) ou 45 abaixo dela (quando em pé).
Posicione o mouse próximo ao teclado.
Mantenha-o em uma posição que lhe permita transitar entre digitar e usar o mouse com o mínimo de efeitos sentidos na posição de seu braço e punho quanto possível. Se você possui um teclado alfanumérico no lado direito do teclado, pode preferir o uso do mouse no lado esquerdo; isso centraliza a parte mais utilizada de seu teclado. Você pode também alternar entre o uso destro e canhoto do mouse para diluir os efeitos do uso repetitivo.
Arranje os itens ao alcance.
Posicione o telefone, itens de escrita, livros e outros materiais frequentemente usados a uma pequena distância para serem alcançados enquanto assentado. Você não deve precisar se alongar para alcançar a itens usados com frequência.
Se você utiliza um porta-documentos, não o coloque próximo a um lado do monitor (a menos que também utilize um segundo no outro lado); girar a cabeça em uma direção por períodos prolongados causa fadiga nos músculos do pescoço. Ao invés disso, posicione-o diretamente abaixo do monitor, mantendo-o entre ele e o teclado. Se o seu trabalho for o de um copista ou envolver a digitação de longos textos, considere manter o porta-documentos à sua frente, deixando a tela em um lado. O foco principal da atenção estará bem à frente, com ocasionais movimentos para visualizar a tela. Outra opção seria providenciar um atril posicionado entre a tela e o teclado.
Dicas
Assegure-se de manter o computador em um local bem-ventilado para o seu próprio conforto e para a condição do computador. Você deve também ter a certeza de que a área receba suficiente calor ou refrigeração de forma a se manter relaxado enquanto trabalha.
Tente se mover o mais frequentemente quanto possível, evitando manter-se no mesmo lugar por muito tempo. Levante-se para buscar um papel da impressora ou triturar um documento.
Uma velha lista telefônica serve como um excelente descanso para pés, se você não puder ou desejar comprar um pronto. Você pode ajustá-la arrancando ou adicionando páginas!
Assegure-se de que a iluminação e posicionamento do monitor sejam ajustados de forma a não haver reflexos na tela enquanto a utiliza diretamente.
É uma boa ideia parar de digitar e se alongar ou caminhar a cada 30 minutos. Se você se esquecer, configure um alarme no computador, relógio, telefone ou outro instrumento para lhe lembrar. Tome “pausas de trabalho” para fazer outras atividades, como coletar e distribuir documentos. Uma caminhada até a máquina de bebidas não significa exercício suficiente.
Evite assentar-se de costas para uma janela, especialmente se ela receber luz solar direta. Isso causará reflexos que afetarão o contraste da tela, ofuscando a visão do usuário.
Avisos
Se você precisa se esticar para alcançar a algum item, significa que é hora de sair da cadeira e caminhar para buscá-lo.
Não espere até ter problemas antes de fazer esses ajustes ergonômicos. Pode ser muito mais difícil recuperar-se de uma lesão do que preveni-la. Por isso, esforce-se para fazê-las o quanto antes!
Fonte: http://pt.wikihow.com/Montar-uma-Esta%C3%A7%C3%A3o-de-Trabalho-Ergonomicamente-Correta