Notícias
COMO PROMOVER A SAÚDE OCUPACIONAL NA SUA EMPRESA – 5 DICAS
Por isso, adotar práticas constantes e um programa a longo prazo é essencial e promove um ambiente que contribui diretamente com o desempenho e produtividade dos funcionários, tendo influência positiva nos resultados da empresa.
Veja como é possível proteger seus colaboradores através de um bom programa de Saúde Ocupacional, elencando e planejando diferentes ações que levam a empresa a conquistar seu principal objetivo: garantir a qualidade de vida de todos – profissionais, família e comunidade.
5 FORMAS DE PROMOVER A SAÚDE OCUPACIONAL
Destacamos 5 atitudes que podem ser tomadas pela equipe de medicina e segurança do trabalho para buscar a excelência do ambiente interno da empresa. Lembrando que vale muito a pena investir no bem-estar de seus funcionários, até mesmo para evitar os altos custos de acidentes.
1- Elabore pesquisas de clima
Quem melhor para descrever como se sente do que o próprio colaborador? Para medir o clima organizacional e definir que deve ser feito, é essencial realizar uma pesquisa com todos os trabalhadores, examinando os elementos que interferem no clima organizacional e no bem-estar de todos.
Esta pesquisa fornece os subsídios para que mudanças sejam adotadas, melhorando o ambiente de trabalho e garantindo a segurança e saúde ocupacional.
2 – Tenha várias frentes de atuação
A gestão ocupacional desenvolve-se melhor quando há uma visão geral, estratégica e global sobre os processos. Para isso, é fundamental a parceria entre os profissionais da medicina e segurança do trabalho e da área de gestão de pessoas. Busque alinhar os discursos transmitindo a mensagem sobre a importância da prevenção, e levando aos colaboradores ações bem planejadas, assim fica mais fácil envolver a todos e conquistar os resultados esperados.
3 – Busque uma visão geral do quadro
Recomenda-se que profissionais de diferentes áreas relacionadas à medicina e segurança do trabalho estudem e mapeiem todos os riscos da empresa, ou seja, processos trabalhistas, passivos, índice de afastamentos, absenteísmo, tipos de acidentes mais comuns e frequentes. Com este diagnóstico em mãos, é possível definir metas gerenciais e operacionais bem específicas para aumentar a produtividade e amenizar as principais não conformidades da empresa.
4- Invista em campanhas internas
Não adianta os profissionais da medicina e segurança do trabalho e da área de gestão de pessoas planejarem ações pelo bem da equipe se cada um da equipe não está preocupado com a própria saúde. Você pode oferecer todo ambiente ergonomicamente perfeito, mas o colaborador continuar sentando com uma postura errada por exemplo. Conscientizar e gerar atitude de cada colaborador para novos hábitos e posturas é um dos maiores desafios de gestão. Uma boa ideia é promover campanhas temáticas para engajar os profissionais e convidá-los para fazer diferente. Confira abaixo algumas sugestões:
Essa é uma prática bem conhecida e deve ser organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) juntamente com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Com uma boa SIPAT é possível conscientizar os empregados sobre saúde e segurança no trabalho e incentiva de incentivar atitudes positivas.
Programas de ginástica laboral têm muitos benefícios e vêm apresentando excelentes resultados para empresas. Ela pode ser praticada no próprio posto de trabalho de cada um, o que, inclusive, contribui para a adesão dos colaboradores e busca-se fortalecer algumas musculaturas, evitando problemas posturais e lesões causadas por movimentos repetitivos ou esforços inadequados. Sem falar na sensação de bem-estar.
Quem sabe você pode ir além da ginástica laboral com hora marcada, espalhando flyers e cartazes que ensinem bons exercícios posturais?
Campanhas contra tabagismo, obesidade, alcoolismo, entre outras, são muito pertinentes e podem, muito bem, ser realizadas com frequência e não apenas durante a Sipat. A promoção de palestras, encontros e discussões sobre os temas é uma forma bem eficaz de mostrar que sua empresa está preocupada com a saúde dos colaboradores.
5 – Use benefícios como incentivo
Para garantir o envolvimento de todos, a empresa deve considerar a oferta de benefícios como pode oferecer: refeição balanceada e saudável no restaurante da empresa, descontos em academias, entre outros.
Crescimento sustentável e saudável!
Quando as pessoas estão em primeiro lugar, a empresa tem o melhor a seu favor: a dedicação e o envolvimento de todos. Demonstre que você se preocupa com quem constroi o sucesso ao seu lado por meio da medicina e segurança do trabalho. Dedique-se à criação e implementação de um bom programa de saúde ocupacional e garanta ainda mais saúde para as pessoas e para a organização, impulsionando o crescimento sustentável. Além de evitar afastamentos, absenteísmo e acidentes, esta atitude traz mais produtividade, rentabilidade e felicidade!
https://www.reliza.com.br/blog/2018/saude-ocupacional-5-dicas/