Notícias
Conheça os benefícios de ter plantas e flores em seu ambiente de trabalho
— A umidade do ar aumenta porque grande parte da água absorvida pelos vegetais é devolvida ao ambiente. Isto é excelente para escritórios que ficam com o ar condicionado ligado por muito tempo — afirma a paisagista Rayra Lira, da empresa J Lira Green Life.
Ter uma plantinha na mesa de trabalho ou em algum lugar comum da firma também ajuda a diminuir o estresse dos funcionários.
— As plantas, além de dar uma cor ao local de trabalho, dão a sensação de vida, de tranquilidade e aconchego. Sem contar aquele cheiro bom de quando as molhamos. Tudo isso nos acalma e tranquiliza. Nossa mente fica até mais criativa — explica a psicóloga Luciana Novaes, especialista em Recursos Humanos.
Cuidar de uma plantinha durante o horário de almoço, por exemplo, pode ser uma mini terapia. Vale lembrar que estes benefícios só valem para plantas de verdade: as de plástico estão fora!
É importante saber escolher que tipo de planta levar para dentro do escritório.
— Se for um ambiente com muita luz, com incidência direta durante o dia, os cactos e as suculentas são boas opções. Mas se não houver luz solar, uma espada-de-São-Jorge é mais indicada — orienta Rayra.
As mais indicadas:
Cacto: A planta não precisa ser regada frequentemente, pois ela pode armazenar muito mais quantidade de água do que outras espécies.
Planta-jade: Ela pertence à família de suculentas, então, é muito resistente. Por reversar água, é muito mais fácil de cuidar e se torna uma ótima opção para um escritório.
Espade de São Jorge: Elas podem sobreviver facilmente a baixos níveis de luz e de rega: são basicamente projetadas para a vida no escritório. Regue-a apena uma vez por semana e fique atento à drenagem do vaso para não acumular água porque ela pode apodrecer.
Babosa: Essa planta também faz parte da família de suculentas, por isso ela suporta meia sombra e variações de temperatura. Uma vez por semana é o suficiente para regá-la.
Bambu: Além de dar um toque zen à sua mesa de trabalho, o bambu precisa de pouquíssima luz. Por ser uma planta a aquática, precisa de água com uma frequência maior que as demais. É importante manter as raízes sempre úmidas.
Suculentas: Essa espécie possui folhas gordinhas que reservam água. Essa característica a torna extremamente fácil de cultivar. Ela deve ser regada semanalmente.
Clorofito: Essa planta quase não existe manutenção e se adapta muito bem em qualquer ambiente, inclusive aqueles com ar-condicionado. Por ter raízes grossas, ela também reserva bastante água e ainda se adapta à luz parcial.
Heras: Em fase de crescimento, essa planta precisa de rega frequentemente, mas quando o tamanho dela for estabelecido, ela pode sobreviver facilmente. Acredite: elas gostam de temperaturas frias e, certamente, vão suportar o ar-condicionado da firma.