Notícias
CONHEÇA OS TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL
Esse tipo de ginástica traz como resultado a melhora na produtividade dos colaboradores e proporciona um ambiente de trabalho saudável. Geralmente, ela conta com exercícios de alongamento, controle e compensação muscular. E isso tudo com duração média de 15 minutos.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 tipos de ginástica laboral. Cada uma das modalidades pode ser realizada de acordo com o horário e o objetivo que se deseja alcançar.
1 – Ginástica laboral preparatória
O nome já carrega o significado para a sua atuação: preparar para a jornada de trabalho. Por isso, essa ginástica é feita antes de começar as atividades do dia na empresa.
Por meio de exercícios de coordenação, flexibilidade e resistência, essa ginástica ativa fisiologicamente o corpo do funcionário. Este vai estar mais concentrado e disposto para o trabalho. A ginástica laboral preparatória tem duração média de 12 minutos.
2 – Ginástica laboral compensatória
Muitas vezes, o funcionário sente uma dor na musculatura porque se esforçou de maneira inadequada. Justamente para evitar esse desconforto é usada a ginástica laboral compensatória durante o expediente de trabalho.
Com exercícios de alongamento, respiração e postura, essa ginástica alivia eventual tensão muscular do funcionário. Este não vai precisar se ausentar do trabalho quando sofrer algum esforço excessivo, uma vez que essa ginástica ajuda neste quesito.
3 – Ginástica laboral de relaxamento
Quando estiver faltando de 10 a 12 minutos para o fim do expediente, essa ginástica entra em ação. Ela tem o objetivo de suavizar o ritmo de trabalho, reduzindo o estresse e aliviando tensões.
Para alcançar esse objetivo podem ser feitos exercícios de massagem, meditação e respiração. A ginástica laboral de relaxamento tem o poder de reduzir o estresse, ajudando favoravelmente os relacionamentos, amenizando até mesmo desentendimentos de trabalho e familiares. Isso porque, após essa ginástica, o funcionário consegue ter uma relação social mais amigável e tranquila.
4 – Ginástica laboral corretiva
Em algumas situações de trabalho podem existir estruturas ergonômicas inadequadas para aquele funcionário. E isso acaba causando consequências negativas para o corpo do indivíduo. Tentando reduzir e combater esses efeitos, a ginástica laboral corretiva procura encontrar o equilíbrio muscular.
Ela se utiliza de exercícios que têm a função de fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados. A ideia é distensionar a musculatura do funcionário. Pode ser feita todos os dias, durante 10 minutos.
Esses foram alguns tipos de ginástica laboral que podem ser muito úteis para aumentar a produtividade dos funcionários. Além da melhora da saúde dos colaboradores, a empresa também se beneficia com a ginástica laboral, pois há uma queda considerável nos afastamentos do trabalho e uma diminuição das pausas aleatórias ou desnecessárias.
Fonte: http://nucleohealthcare.com.br/blog/2017/01/31/conheca-os-tipos-de-ginastica-laboral/