Dor na coluna: seja exceção.

Essa dor é a origem de 1/3 dos casos de invalidez provocados por doenças do trabalho. Segundo dados recentes do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), de 2015 até fevereiro de 2017, foram mais 103.234 benefícios concedidos relativos a auxílio-doença previdenciário, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença por acidente de trabalho e aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho, todos causados por problemas na coluna. Não são poucos, não é? Os ortopedistas costumam propagar uma informação alarmante, ao dizerem que todos os indivíduos até os 40 anos já terão sofrido com episódios de dor nas costas. Além disso, as dores de coluna são a segunda maior causa de atendimentos em prontos socorros.

No ambiente de trabalho, o maior vilão da dor nas costas é a má postura. Dois tipos de pessoas sofrem com o problema: as que trabalham muito tempo em pé, como vendedores e garçons, que tendem a ter dores na região lombar, a parte baixa da coluna; e os trabalhadores que passam boa parte do tempo sentados, exercendo suas funções em escritórios e caixas de bancos, que ficam horas em frente a computadores, sentem mais dores na região da cervical.

A dor intensa é causada por horas e horas de movimentos repetitivos, como quem trabalha com digitação, e fica de 8 até 12 horas numa mesma posição. Somada a isso, a postura inadequada durante essa excessiva jornada é um gatilho a mais para a dor nas costas, que será apenas uma questão de tempo. Para quem trabalha em pé, além dos alongamentos, a dica é que se reveze o apoio dos pés. Já para os empregados que ficam boa parte do tempo sentados, o ideal é manter a boa postura, que é a melhor prevenção para as dores não aparecerem. Tanto para quem fica sentado como em pé, alongar-se a cada intervalo durante a jornada diária trás bons resultados. Ah, a medida mais prevalente em todos os grupos de pacientes, seja para manter uma qualidade de vida e menos dor, é deixar o sedentarismo de lado e praticar exercícios físicos.

Fonte: http://segurancaocupacionales.com.br/dor-na-coluna-seja-excecao/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br