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Entenda a Diferença entre Comunicação Horizontal e Vertical
A comunicação é uma forma de traduzir a complexidade com que conseguimos compartilhar as informações um com o outro. E se considerarmos a importância da informação e o seu domínio no âmbito profissional, entendemos o quão se faz necessário que as empresas encarem a comunicação como uma aliada para os negócios.
Isso porque o bom relacionamento com o público interno, assim como o externo, é a melhor maneira para assegurar uma gestão eficaz, além de melhorar o clima organizacional, valorizar e auxiliar o fortalecimento junto aos colaboradores. Vale ressaltar que dentro de uma organização, existem diferentes tipos de comunicação, como a Comunicação Horizontal e Comunicação Vertical, ao compreende-las, fica mais simples entender o porquê ocorrem interferências, que são chamadas de barreiras ou ruídos da comunicação.
Entendendo a necessidade de falar sobre isso, explicaremos o que é e quais são as diferenças entre a Comunicação Vertical e a Comunicação Horizontal e como cada uma contribui ainda mais para o crescimento da organização.
Qual a diferença entre Comunicação Horizontal e Vertical?
Comunicação Vertical
É o tipo de comunicação que acontece entre níveis hierárquicos diferentes, podendo acontecer em dois fluxos diferentes, o ascendente e o descendente. Entenda mais sobre elas:
Comunicação Vertical Ascendente
A informação é passada de baixo para cima, ou seja, quando um colaborador se comunica com o seu líder. Sugestões, opiniões, reclamações, envios e apresentações de relatórios são ótimos exemplos deste fluxo. Outro ponto é que, na comunicação vertical ascendente, os colaboradores têm a liberdade de oferecer feedbacks aos seus gestores. É uma excelente prática para envolver a participação de todos no dia-a-dia da empresa.
Por outro lado, em situações onde a empresa não permite esse tipo de abertura para feedbacks ou apontamentos, há uma dificuldade nos processos desse tipo de fluxo. A consequência disso pode ser uma entrega mais lenta das demandas o que, consequentemente, interfere ainda mais na produtividade.
Comunicação Vertical Descendente
A comunicação é feita partindo da gestão da empresa, ou seja, dos níveis superiores para os níveis inferiores, e pode acontecer por meio de comunicados, regras da empresa, instruções, entre outros.
Neste tipo de comunicação, os colaboradores recebem uma orientação ainda maior em relação às suas atribuições de cargo, diretrizes e objetivos da empresa. É uma das melhores oportunidades para que a empresa alinhe cada equipe com a cultura e as estratégias da organização.
Comunicação Horizontal
Por outro lado, na comunicação horizontal, todos os colaboradores do mesmo nível hierárquico conseguem se comunicar entre si, sendo do mesmo departamento ou não. Esse tipo de comunicação também é conhecido como comunicação lateral, que faz referência a um cenário de colaboradores lado-a-lado, no mesmo nível.
Uma das principais vantagens da comunicação horizontal é que a coordenação de atividades fica mais fluida, o que facilita ainda mais a integração e compartilhamento de dados relevantes entre os colaboradores. Sendo assim, esse fluxo possibilita ainda mais colaboração e união entre os funcionários, contribuindo para um crescimento mútuo dos integrantes e a melhora do clima organizacional.
Para que esses fluxos de comunicação sejam implementados e alcance os resultados esperados dentro de uma empresa, alguns pontos devem ser levados em consideração:
Cultura da empresa: horizontal ou vertical?
Analisar a cultura da empresa, bem como seus valores, missão, é de suma importância para definir os processos de comunicação interna, afinal isso irá contribuir para nortear as práticas de comunicação a serem repensadas e implementadas.
Esses processos comunicativos precisam estar bem alinhados com a cultura que a empresa exerce. Dessa forma, a identidade organizacional é reafirmada para todo o quadro de colaboradores, tendendo a alcançar com mais facilidade o êxito nesses processos.
Fomente o diálogo e evite conflitos
Proporcionar diálogos abertos, através de uma comunicação alinhada, pode evitar problemas relacionados a fofocas e mal-entendidos dentro do ambiente de trabalho.
Não se atentar ao fato de que sua equipe pode receber alguma informação de maneira distorcida pode acarretar situações negativas e que, se não evitadas, prejudicam o clima organizacional, contribuindo para o mal-estar dos colaboradores, afetando a produtividade e os resultados.
Comunicação acessível
Para que a empresa alcance os benefícios que os fluxos de comunicação interna oferecem, são necessários canais que sejam efetivos no ambiente interno, permitindo que as informações cheguem a seus destinatários sem ruídos e em tempo real.
Além disso, as ferramentas de comunicação devem ser atrativas para os colaboradores, para que haja assertividade nas práticas de comunicação dentro da empresa. A tecnologia, por exemplo, vem favorecendo as empresas no que tange ao fluxo de informações e atratividade para equipes de trabalho.
É interessante também promover encontros onde há comunicação face a face entre as equipes, para que se conheçam, troquem experiências e conhecimentos. Isso proporcionará um ambiente mais confortável para os funcionários.
Ouça sua equipe
Empresas que querem crescer e engajar colaboradores também devem ouvi-los e estarem abertas à sua participação. Dê voz aos colaboradores e permita que eles deixem opiniões, sugestões e até inclua sua equipe em decisões importantes. Lembre-se de que seu colaborador está todos os dias exercendo uma função importante na empresa e que o conhecimento que tem pode agregar para toda a organização.
Quando o colaborador percebe que tem abertura na empresa, e que sua participação é valorizada, é gerado um senso de pertencimento, que aumenta as chances de engajamento e retenção dos talentos da empresa. E no local em que você trabalha, como são os processos comunicativos e sua eficácia? Analisar os fluxos que a empresa utiliza atualmente é importante para identificar gargalos e falhas na comunicação, evitando danos futuros.
Fonte: https://blog.vivaintra.com/diferenca-comunicacao-horizontal-e-vertical/