Ergonomia no Home Office

Devido à pandemia da covid-19, diversas empresas foram obrigadas a mudar sua rotina e aderir ao trabalho remoto. Dessa forma, surgiu um tema muito importante a ser discutido e que anteriormente não era tão falado: a ergonomia no home office.

Isso porque, mesmo sendo uma modalidade comum, o trabalho remoto não era uma realidade do dia a dia de muitas empresas. E, com a pandemia, adotar o home office é uma prática de sobrevivência, pois a economia sofreu diversos impactos provocados pelo novo coronavírus e as empresas tiveram que se reinventar, rever processos e se adaptar ao momento.

Entretanto, é importante que o colaborador saiba que trabalhar deitado na cama com um notebook vai trazer benefícios, pois a falta de postura pode prejudicar muito sua saúde. Podendo provocar problemas sérios na coluna, por exemplo, se estiver sentado da maneira incorreta.

Para lhe ajudar a ter um ambiente de trabalho mais saudável, neste artigo vamos explicar o que é ergonomia no home office, explicar sua importância, desafios e ações a se adotar para mostrar como essa prática traz benefícios para os colaboradores da sua empresa.

Afinal, o que é a ergonomia?

Ergonomia é um conceito que abrange teorias, métodos e procedimentos presentes na norma regulamentadora nº17, do Ministério do Trabalho, e nas Leis do Trabalho – CLT, em conformidade à Segurança e Medicina do Trabalho.

Seu estudo se dá a partir da relação entre pessoa e ambiente profissional. Já o seu objetivo é garantir uma boa condição para que os funcionários possam exercer suas funções com bem-estar, pensando no desempenho geral da empresa. 

A ergonomia é pensada para adaptar o ambiente de trabalho e contribuir para a saúde do funcionário, promovendo a sua produtividade e evitando que acidentes aconteçam e que possíveis problemas de saúde se desenvolvam. 

Além disso, caso a ergonomia não seja aplicada, a empresa pode sofrer multas e até indenizações, se algum funcionário desenvolver algum problema de saúde devido às más condições oferecidas pelo empregador. 

Problemas pela falta de ergonomia

Os principais problemas que a falta de ergonomia no home office pode trazer, ainda mais dentro do formato home office, são inflamações, lesões e dores nos músculos, articulações, tendões, ligamentos e nervos, que podem se tornar crônicos.

As principais complicações estão englobadas no L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo), comum em muitas profissões onde se exerce a mesma atividade continuamente.  Tais questões podem trazer problemas não só físicos, como psicoemocionais também que podem influenciar fadiga, gastrite e até ansiedade, entre outros. Esse cenário influencia a insatisfação e a baixa produtividade afetando diretamente os resultados da empresa. 

O que é home office, de acordo com a lei brasileira?

Para que possamos entender o que a lei brasileira fala a respeito do home office, é necessário saber que tal modalidade já é implementada no país tem muitos vários anos. Isso porque, no ano de 2011, a Lei 12.551 começou a regulamentá-la, mesmo que na época a lei não dispusesse de muitos detalhes.

Na época, foi definido que o trabalho feito fora do estabelecimento do empregador era considerado igual ao executado realizado no escritório, “desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego”.

Além disso, a referida lei disse que “os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio”.

Mas, no ano de 2017 com a Reforma Trabalhista, Lei 13.467 tal cenário ficou mais claro. Dessa forma, a lei definiu mais os detalhes do trabalho remoto ao dizer que, “o home office é qualquer trabalho realizado fora das dependências da empresa a partir do uso de tecnologias da informação e comunicação”.

Assim, a lei destacou a diferença entre trabalho remoto e o externo. O primeiro é aquele feito com o auxílio da tecnologia. O segundo é aquele onde os colaboradores desempenham suas atividades em outro local, como é o caso de consultores, representantes e técnicos de instalação e manutenção.

O home office como tendência nos tempos atuais

Uma pesquisa feita pela Robert Half, empresa mundial de consultoria de recursos humanos, mostrou que 86% dos entrevistados desejam trabalhar de casa mesmo após o fim da pandemia. Ainda de acordo com esse estudo feito com mais de 800 pessoas, 67% notaram resultados positivos das tarefas feitas remotamente e 25% se dizem mais confortáveis com as tecnologias.

Afinal, com as estatísticas mais otimistas, o home office se tornou uma tendência?  Devido a pandemia, tal modalidade passou a ser fundamental para as empresas manterem os protocolos de segurança, fazendo com que elas se reinventaram às pressas quanto ao formato de trabalho dos seus colaboradores.

De acordo com Everton Machado, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, é preciso refletir sobre os motivos consequentes desse modelo.

“Devido às circunstâncias, os profissionais precisaram se adaptar abruptamente, compreender novos processos e ter familiaridade com ferramentas tecnológicas não usuais. ”

Com a situação mais controlada devido a vacinação em massa, as vantagens desse modelo ficaram ainda mais evidentes e diversas empresas decidiram adotá-lo como uma medida definitiva.

Qual a importância do home office na pandemia?

Se existe algo que a pandemia mostrou foi a importância do trabalho remoto. Pois, devido a necessidade do isolamento social, as empresas do mundo todo tiveram que adotar essa modalidade de trabalho.

E, conforme a vacinação foi acontecendo e com isso o retorno aos escritórios, muitas pessoas se perguntam se vale a pena optar por essa modalidade. As principais empresas do mundo dizem que sim, vale a pena manter o trabalho remoto.

Tal tendência também é muito forte no Brasil. Tanto que, uma pesquisa mostrou que no ano de 2019, somente 36,5% das empresas usavam essa modalidade de trabalho. Na época, seu principal desafio era a cultura organizacional. Pois tal fator era mostrado por 53,2% dos entrevistados.

Já outra pesquisa feita em 2020 mostrou que 90% das empresas aderiram a alguma modalidade de trabalho remoto. E, como no resto do mundo, a tendência é que o trabalho remoto continue no país, inclusive por desejo dos colaboradores, que vêem nessa modalidade inúmeras vantagens.

A ergonomia no home office

O legal do home office é ter mais tempo e autonomia, respeitando os horários e regras da empresa, para criar uma rotina, visto que não é preciso se locomover. Entretanto, é preciso cuidado. Para que seu trabalho remoto seja positivo é importante arranjar um espaço na casa para fazer de escritório, mesmo que não seja um cômodo inteiro. 

Pensando nisso, nada de trabalhar no sofá ou na cama. Mantenha a coluna reta em uma postura confortável e a respiração consciente. O ideal é encontrar uma mesa adequada, de acordo com a estatura de cada pessoa, e uma cadeira confortável que siga as regras ergonômicas. 

Além disso, é importante que o monitor fique a uma certa distância dos olhos, entre 50 e 75 cm, evitando possíveis dores de cabeça e cansaço nos olhos. Em casos de notebook, verifique se a altura da tela está adequada e, se necessário, ajuste com suportes que também ajudarão na ventilação do aparelho. 

Outro ponto necessário é pensar na iluminação e ventilação do espaço escolhido, afinal ambos trazem sensação de conforto e bem-estar. Mas, evite colocar o computador onde raios de sol batem ao longo do dia, pois o reflexo força a visão, além de afetar a película de proteção a exposição de luz do monitor.

Outra coisa importante é manter a hidratação e tirar uns minutinhos ao longo do dia para se alongar, sem se esquecer – ou deixar – de ir ao banheiro. Médicos costumam indicar 5 minutos de alongamento a cada 1 hora trabalhada. Ergonomia no home office fala, sobretudo, de corpo. Por isso, além da estrutura que a empresa pode oferecer, o funcionário também deve estar atento aos seus hábitos a fim de cultivar sua saúde.

Qual a importância da ergonomia no home office?

Como visto anteriormente, a ergonomia é o estudo das relações entre as pessoas e as máquinas e tem por objetivo promover, de forma eficiente, a segurança na forma como elas interagem.

Dessa forma, ela tem como objetivo garantir boas condições de trabalho, para que, dessa forma, proporciona bem-estar para os colaboradores, ajudando na prevenção de problemas de saúde referente ao ambiente de trabalho e ajudando na produtividade do colaborador.

As medidas de ergonomia são uma exigência da Norma Regulamentadora n°17 (NR-17) desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) junto às entidades trabalhistas, como sindicatos e associações. Por esse motivo, todas as empresas têm a obrigação de segui-las com o intuito de evitar qualquer tipo de problemas com a justiça.

Assim, a empresa fica em conformidade com a lei, adaptando o ambiente de trabalho conforme a ergonomia no home office e também é uma forma de prevenção de doenças ocupacionais mais comuns e que afetam de forma direta na produtividade do funcionário e, consequentemente, da empresa.

As doenças geralmente são provocadas devido a fatores como esforço repetitivo, ficar em pé por muito tempo e má postura, pois isso vai prejudicando a saúde física e mental do empregado resultando em infelicidade e insatisfação no emprego. E, com o home office, isso não é diferente. Muito pelo contrário. É necessário ter um cuidado bem maior para que o espaço de trabalho seja confortável, eficiente e que inspire produtividade.

Por isso, é muito importante que as pessoas que trabalham em home office tenham um cuidado especial com a ergonomia, para que não tenham nenhum tipo de problema de saúde devido aos riscos ergonômicos.

Desafios da ergonomia no home office

Como visto anteriormente, a ergonomia é importante tanto para o trabalho na empresa, como para as pessoas que estão desenvolvendo suas atividades de forma remota. Porém, a falta de ergonomia no home office pode proporcionar um ambiente de trabalho inadequado.

Isso acontece, pois, um dos principais problemas de ergonomia relacionado ao trabalho remoto está diretamente ligado a má postura e as distribuições das horas dedicadas às atividades laborais. Pois, caso isso aconteça, pode ocasionar:

  • Sobrecarga nas articulações;
  • Tensões musculares;
  • Cansaço físico,
  • Cansaço mental;
  • Dores de cabeça, e;
  • Fadiga ocular.

Assim, os principais desafios do home office estão relacionados às instalações residenciais que não estão adaptadas para receber uma rotina de trabalho. Além disso, no trabalho remoto pode ocorrer muita distração, sendo um fator determinante que interfere no nível de rendimento do colaborador, rendendo menos que o esperado.

Quais são os riscos ergonômicos do trabalho em home office?

Agora vamos informar os riscos ergonômicos para home office, agrupando tais riscos da seguinte forma:

  • Mobiliário e Equipamentos: Locais de trabalho improvisados; móveis que não permite regulagens e ajustes; cadeira com assento inadequado, encosto inadequado ou ausente; falta de espaço para movimentação das pernas e braços; dificuldade de alcançar objetos, documentos e outros materiais; mesa com falta de espaço físico para depositar materiais de trabalho; mobiliário e equipamentos incompatíveis com a altura e aspectos físicos do colaborador.
  • Biomecânicos: Trabalho realizado em posturas incômodas por longos períodos; postura sentada por longos períodos; necessidade de realizar movimentos repetitivos de forma frequente.
  • Ambientais: Desconforto acústico; desconforto térmico; iluminação inadequada; existência de reflexos no monitor de vídeo.
  • Organizacionais: ausência de pausas pré-definidas para descanso; ritmos intensos de trabalho; variação de turnos de trabalho; falta de capacitação para exercer as tarefas; metas de produção muito rigorosas; falta de equilíbrio entre tempo de trabalho e tempo de repouso; ausência de planejamento prioridades e metas; má gestão do tempo.
  • Psicossociais e cognitivos: Excesso de situações de estresse; sobrecarga de trabalho mental; exigência de alto nível de concentração, atenção e memória; frequentes interrupções; condições de difícil comunicação; excesso de demandas emocionais ou afetivas no trabalho; ordens divergentes ou vagas; metas inexistentes ou incompatíveis; múltiplas tarefas de alta demanda cognitiva.

Além disso, quando se fala em ergonomia no home office as principais queixas dos colaboradores são de ordem organizacional, os quais refletem em fatores de ordem cognitiva. As queixas mais comuns são referentes ao âmbito familiar, pelo fato de que em alguns casos os familiares não entendem que o colaborador mesmo em casa ele está trabalhando.

Dessa forma, o trabalhador antes mesmo de iniciar na modalidade de trabalho home office deve saber que amigos, parentes, familiares, vizinhos e pessoas próximas tenderão a imaginar que ele está “disponível” para assuntos aleatórios não relacionados ao trabalho. Por exemplo, muitos podem fazer pedidos para ir ao mercado, trocar uma lâmpada ou levar crianças na escola, entre outros.

Além disso, a pessoa que trabalha em casa pode acabar misturando o tempo para o trabalho com o tempo para a família, fazer a troca do dia pela noite, perder o controle sobre o tempo, perder horários das refeições ou trocar refeições saudáveis por alimentação desequilibrada, sedentarismo, perder o foco no trabalho, procrastinar suas tarefas, entre outros.

Tais fatores, quando não tratados de forma correta, podem causar um sentimento de frustração e incapacidade e, com isso, a pessoa pode acabar desenvolvendo doenças relacionadas a fatores psicossociais, como por exemplo, angústia, sentimento de baixa autoestima, estresse e depressão. Dessa forma, para diminuir tais problemas o empregado deve desenvolver competências básicas relacionadas à disciplina comportamental, gestão do tempo e planejamento estratégico.

Como melhorar a ergonomia no home office?

Levando em consideração a Norma Regulamentadora – NR-17, listamos as principais formas de melhorar a ergonomia durante o trabalho remoto:

  • Mantenha-se sempre com a coluna ereta, apoiando as costas totalmente no encosto da poltrona e/ou cadeira. De modo a garantir estabilização e conforto a coluna;
  • Mantenha o monitor posicionado na altura dos olhos. Deste modo, evita-se tensão na região cervical;
  • Posicione os cotovelos em um ângulo de 90º e os apoie nos braços da poltrona e/ou cadeira. Alinhe os antebraços a mesa, mantenha punhos, braços e ombros em posição neutra, desta forma garante que os membros superiores estejam alinhados e relaxados;
  • Mantenha os joelhos posicionados em um ângulo de 90º, está posição favorece a circulação sanguínea dos membros inferiores;
  • Importante manter os pés sempre apoiados totalmente ao chão. De modo a garantir uma postura mais adequada;
  • Levante-se, alongue-se e caminhe sempre que possível. Pois, é de extrema importância que o colaborador faça uma pequena pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.

Quem é o responsável pela ergonomia no home office?

A crise que estamos enfrentando devido ao covid-19 fez com que diversas empresas fossem obrigadas a repensarem a sua estrutura, mantendo o seu pessoal em home office mesmo com a situação normalizada, o que poderá representar uma economia razoável com os escritórios.

Mas, independentemente do local em que o colaborador esteja trabalhando, é responsabilidade do empregador garantir a correta aplicação das normas de saúde e segurança do trabalho com o intuito de evitar que acidentes do trabalho aconteçam, o que inclui as doenças ocupacionais.

Isso porque, os escritórios são pensados para proporcionar condições de trabalho levando em consideração as normas legais, principalmente as de ergonomia e segurança. E com isso surge o questionamento: Será que os colaboradores têm essa estrutura em sua casa?

E a resposta é que a grande maioria deles não tem, pois, na prática, a mesa da cozinha, o sofá ou até a cama são feitos de estações de trabalho, o que, com o passar do tempo, acaba provocando vários problemas de saúde.

Nesses casos, as empresas serão responsáveis pelas lesões/perturbações funcionais causadas por acidentes/doenças do trabalho. Assim, podemos concluir que o responsável pela ergonomia no home office, é a empresa.

Como a ergonomia pode promover um ambiente de trabalho home office mais confortável e produtivo?

Caso as pessoas sigam corretamente as regras ergonômicas, é possível garantir o seu conforto e a sua disposição ao longo das horas de trabalho. Por isso, ao montar o seu local de trabalho para home office, lembre-se que:

  • A parte superior da tela do seu computador precisa estar no nível dos olhos ou um pouco abaixo;
  • O teclado deve estar posicionado de modo que seus antebraços fiquem paralelos ao chão e que seus pulsos fiquem retos.
  • A sua cadeira deve estar ajustada para que seus pés descansem firmemente em algo — o chão ou um apoio para os pés, se você for baixo.

Além disso, a ergonomia ajuda o colaborador a ser mais produtivo, pelo fato de que ela melhora as condições de trabalho e minimiza as chances de erros e tarefas malfeitas. Dessa forma, entre os fatores que influenciam diretamente no desempenho do colaborador estão a qualidade e o posicionamento dos móveis e equipamentos, boa iluminação e climatização.

E, quando se trata do office, isso fica ainda mais perceptível, pelo fato de que trabalhar do sofá ou sentado na cama, por exemplo, deixa a pessoa em uma posição incômoda, cansa o corpo e faz com que ela se distraia mais facilmente, levantando em diversos momentos e atrasando a execução das atividades.

Por isso, mesmo em home office é importante que a pessoa tenha um lugar especialmente preparado para o trabalho, de acordo com as normas de ergonomia, para fazer com que o colaborador se concentre mais nas tarefas, e com isso melhore a sua produtividade. Sendo assim, se você trabalha em home office, é importante adaptar o seu espaço.

Ações por parte da empresa para melhorar a ergonomia no home office

As empresas devem ter atenção no que diz respeito à educação e conscientização sobre a ergonomia no trabalho, principalmente no home office. A NR-17 é obrigatória para todas as empresas, independente do seu tamanho e número de funcionários. 

De acordo com a NR-17, é importante que toda empresa tenha o documento Análise Ergonômica do Trabalho (AET), informando como a ergonomia no home office deve ser aplicada e indicando as melhorias que devem ser feitas no ambiente de trabalho. Também é possível difundir esse assunto durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) realizada anualmente por muitas empresas.

Por conta de toda readaptação que a pandemia do coronavírus trouxe para o cotidiano mundial, 30% de empresas pensam em manter o sistema de home office mesmo após a necessidade do distanciamento social, segundo pesquisa da empresa Fortinet. Visto isso, a ergonomia que já era um assunto presente e necessário hoje se torna imprescindível tanto para empresas quanto para profissionais. 

Obrigações legais da empresa

Sabe-se que as regras aplicáveis aos trabalhadores locais são as mesmas daqueles em home office, de acordo com o artigo 2º da CLT. Por esse motivo é responsabilidade da empresa arcar com todos os custos de sua atividade econômica para a prestação de serviços em home office.

Dessa forma, as empresas geralmente oferecem equipamentos como notebooks, celular corporativo, cadeira, mesa de trabalho e, eventualmente, ajuda de custos com os gastos de eletricidade, planos de celular ou internet. Além disso, os Tribunais entendem que os gastos extraordinários do trabalhador em home office devem ser suportados pelo empregador.

Quais ações podem ser implantadas no home office para que os riscos ergonômicos e de sobrecarga mental possam ser minimizados?

Listamos a seguir algumas das principais ações que podem ser utilizadas para garantir que as atividades desempenhadas em home office sejam sem riscos ergonômicos, confira:

  • Estimule a organização do ambiente de trabalho;
  • Lembre os funcionários de manter sua postura;
  • Inclua pausas na rotina;
  • Preocupe-se com a iluminação;
  • Indique apoios e móveis adequados;
  • Adote aulas online de ginástica laboral.

Como o RH pode ser importante para resolver problemas de ergonomia no home office?

O departamento de Recursos Humanos pode elaborar as medidas para prevenir as doenças ocupacionais. Para que isso aconteça ele deve elaborar um plano de ação, e, por esse motivo, é muito importante conhecer a respeito dos riscos ergonômicos que os funcionários em home office estão expostos. Por isso, separamos algumas dicas rápidas de como o RH pode promover a ergonomia no home office:

  • Comunicação interna clara e acolhedora;
  • Programas de treinamentos online sobre Ergonomia;
  • Estimular o trabalho em equipe por meio de chamadas de vídeo, zoom, entre outros;
  • Gamificação;
  • Valorização dos colaboradores.

Conclusão

Adotar práticas ergonômicas no local de trabalho, tanto na empresa quanto em home office é extremamente importante. Pois, além de proporcionar qualidade de vida e bem-estar ao trabalhador, tal prática gera diversos benefícios para a empresa pela percepção do empenho em proporcionar uma boa condição de trabalho.

Fonte: https://www.conexasaude.com.br/blog/ergonomia-no-home-office-entenda-a-importancia/

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