Notícias
Ergonomia: para uma vida mais saudável
O QUE É QUALIDADE DE VIDA?
Muito se fala e o que também muito se deseja, qualidade de vida, mas você sabe o que realmente é qualidade de vida?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Qualidade de vida não compreende somente a saúde física, mas toda relação social no ambiente familiar e de trabalho. Também está associada ao bem-estar, autoestima, financeiro, emocional, estilo de vida, ou seja, todo o âmbito de vida do ser humano pode influenciar diretamente e indiretamente.
Considerando que parte do nosso tempo é dedicado ao trabalho, muitas empresas têm demonstrado crescente preocupação em proporcionar maneiras de manter seus colaboradores motivados. Até porque não existe como separar o lado ser humano do profissional. Muitas das competências humanas veem da capacidade individual.
Uma pesquisa realizada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) onde revelou que 48% das empresas acreditam que aumentar as ações em segurança e promover a saúde dos trabalhadores reduzem as faltas ao trabalho. As empresas começam a olhar com a atenção seus colaboradores, cientes da importância de terem pessoas motivadas e saudáveis, o que reflete diretamente em um ambiente agradável e produtivo.
Você deve estar se perguntando, mas o que é um ambiente de trabalho agradável? São diversos fatores que proporcionam ao colaborador conforto, segurança e bem-estar, e um deles é a Ergonomia (NR17). E se engana que a ergonomia está somente associada a questões posturais, vai além disso e é o que veremos a seguir.
ERGONOMIA ALÉM DA POSTURA ADEQUADA
Ergonomia está conceituado na ciência que estuda a adaptação do ambiente de trabalho ao ser humano. Ou seja, visa identificar os problemas na rotina laboral e que podem causar transtornos em todos os âmbitos para o trabalhador e para a empresa, como acidentes de trabalho e doenças ocupacionais (tem artigo sobre o assunto [Infográfico] Ergonomia para sua empresa: evite maiores gastos).
A Norma Regulamentadora 17 (Mistério do Trabalho), portaria nº 3.214 cita:
“Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.”
Confira a NR 17 completa, clique aqui.
Além de um posto de trabalho adequado, com produtos ergonômicos que proporcionam adequação da postura, outras condições ambientais características psicofisiológicas devem ser consideradas como:
# Humano: condições físicas e psíquicas
# Ambiente: temperatura, iluminação, nível de ruído, ventilação
# Técnico: máquinas, equipamentos, programas de manutenção de prevenção e correção
# Social: relações interpessoais, remuneração, jornada e organização do trabalho, intervalos e entre outros.
VIDA SAUDÁVEL NO TRABALHO
O estilo de vida, as condições de trabalho e o tempo de lazer tem grande influência na saúde das pessoas. Quando há segurança, estímulos, satisfação e ambiente agradável na vida pessoal e profissional, a qualidade de vida tende a ser alta.
Mas sabemos que alcançar esse estágio não é simples, os meios e as circunstâncias exigem de cada indivíduo uma grande capacidade de adaptação. Ou seja, a pressão por melhores resultados, quantidade de informações, competição, tempo para a família, lazer entre outros fatores, conduzem o mundo atual e provocam grandes transtornos para saúde mental e física.
O estresse provocado pela rotina, a pressão por qualidade e resultado afeta diretamente a qualidade de vida do trabalhador, prejudicando o desempenho e a produtividade. E nesse momento que muitas empresas têm percebido a importância de promover a saúde na empresa, implementando programas de qualidade de vida, para que haja melhoria nas condições de cada trabalhador.
Geralmente esses programas consistem em ações como inovações e tecnologia, que engloba, por exemplo, ergonomia, que visa oferecer melhores condições de trabalho em relação a função exercida.
Em se tratando de ergonomia, um dos grandes problemas causados na saúde dos colaboradores é a má postura e lesões causados por esforço repetitivo (LER/DORT).
Muitos problemas posturais como lordose e cifose, escoliose, lombalgia, tendinite são provocados pelo uso incorreto das articulações de ombros, braços, quadris, joelho e pés. Quando se está por longo período em uma posição inadequada, a má postura causa alterações e enrijecimento das articulações e encurtamento dos músculos.
Intervalos e alongamentos ajudam a amenizar que o corpo a curto e longo prazo sofra menos com as consequências da postura incorreta. Mas essencialmente a adequação ergonômica na estação de trabalho é fundamental para que a saúde do trabalhador seja alcançada.
Hoje muitos profissionais não só mais procuram por um bom salário, mas por um ambiente profissional humanizado e adequado, que proporcione bem-estar e qualidade de vida. Empresas que promoverem programas de prevenção da sobrecarga física e mental, alcançará bons resultados, maior produtividade e um ambiente de trabalho saudável para seus colaboradores.
http://www.reliza.com.br/blog/2017/ergonomia-para-uma-vida-mais-saudavel/