Notícias
Ergonomia Preventiva
É o estudo do Posto de Trabalho na fase de projeto, atualizado ao longo do tempo, para que possa manter-se, tanto quanto possível, adequado às necessidades e características das pessoas que ali trabalham, e não o contrário.
Como encontrar sua área pessoal de conforto?
Alterne a sua posição dependendo das tarefas, podendo encontrar várias posições confortáveis, quer de pé ou sentado. Na área pessoal de conforto, deve mudar a sua posição com o decorrer do dia.
Em seguida, são indicados alguns procedimentos a considerar, quando se trabalha de pé
Evite todas as inclinações do corpo, pois determinadas posturas, implica grandes esforços ao nível dos músculos das pernas, da coluna e dos ombros. A altura da superfície do trabalho, deve ser ajustada à altura do trabalhador, de modo a estar ao nível dos cotovelos, quando se está direito, de pé e com os ombros descontraídos; deve-se poder estar parado e direito, em frente e perto da superfície sobre a qual se trabalha e com o peso do próprio corpo, igualmente distribuído sobre os pés. Deve existir espaço suficiente para as pernas e pés. Os controles e outros objetos necessários à realização do trabalho, devem encontrar-se a uma altura inferior à dos ombros.
Se possível, o trabalhador deve ter a possibilidade de alternar entre a postura de pé e sentado, se o trabalho se faz parcialmente sentado, deve-se poder dispor de uma cadeira móvel ou equivalente, a superfície sobre a qual o trabalhador permanece de pé, deve ser adequada às condições de trabalho, sapatos adequados diminuem os esforços ao nível das pernas e coluna lombar, a natureza especial de um trabalho, pode obrigar a mudar a altura do plano de trabalho.
Os princípios fundamentais da postura de sentado
O tronco, a cabeça e os membros devem estar numa posição natural e relaxada, devendo ser evitada a cifose (corcundez) da coluna lombar, as frequentes alterações de posição, são importantes na prevenção da fadiga, a superfície de apoio deve ser ampla, para que seja mínima a pressão por unidade de superfície, as cadeiras devem ter um encosto que proporcione um apoio à região lombar, permitindo o relaxamento da musculatura lombar.
A altura do assento deve ser ligeiramente inferior ao comprimento da perna, estando o pé completamente apoiado no solo e o joelho flectido num ângulo reto; a profundidade do assento deve ser tal, que o seu bordo não exerça pressão contra a parte posterior do joelho.
Os cotovelos do indivíduo que trabalha sentado, devem ter, com a sua mesa de trabalho, a mesma relação que haveria se estivesse de pé. A altura do plano de trabalho, varia de acordo com a pressão que precisa de ser exercida.
Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/1249176/#:~:text=2%20O%20que%20%C3%A9%20que,trabalham%2C%20e%20n%C3%A3o%20o%20contr%C3%A1rio.