Notícias
Evite o “efeito cadeira” investindo nos exercícios físicos no trabalho!
Sabemos que a maioria das pessoas detesta simplesmente ouvir o termo “ginástica laboral”, mas os benefícios de alguns poucos exercícios farão o seu dia inteiro valer a pena, pode acreditar! Além de reduzir a possibilidade de acidentes de trabalho e melhorar a sua produtividade, esses exercícios te dão mais energia e corrigem a sua postura, evitando o “efeito cadeira”.
O “efeito cadeira”, termo cada vez mais utilizado para definir problemas decorrentes de hábitos no trabalho, relaciona o número de horas que uma pessoa passa sentada ao aumento dos riscos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, depressão e até câncer.
Para que você se convença dos benefícios dos exercícios no trabalho, listamos, a seguir, o que esse novo hábito trará para o seu dia a dia:
Combate e previne as doenças profissionais;
Combate e previne o sedentarismo, o estresse, a depressão e a ansiedade;
Melhora flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e resistência, dando mais mobilidade e melhor postura;
Promove a sensação de disposição e bem-estar;
Reduz a sensação de fadiga ao fim do dia;
Melhora a autoestima e a autoimagem;
Combate as tensões emocionais;
Melhora a atenção e a concentração;
Favorece o trabalho em equipe;
Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal
Para garantir que você tenha muito mais saúde no trabalho e viva de maneira mais satisfatória bastam alguns exercícios, que ensinamos a seguir. Acompanhe:
Levante-se a cada hora e passe alguns minutos de pé ou andando. Vá ao banheiro, beba água, fale pessoalmente com um colega ou apenas fale ao telefone em pé. Você pode, ainda, exercitar a sua panturrilha tirando os calcanhares do chão, ficando na ponta do pé por alguns segundos e alternando os pés.
Que tal, ainda, subir as escadas do escritório em vez de utilizar o elevador? Esse movimento trabalha suas pernas, bumbum e abdômen, melhorando também o seu ritmo cardíaco. Sua cadeira também pode ser uma grande aliada da sua saúde, sabia? Basta apenas apoiar as mãos nas laterais do assento, tirar o bumbum da cadeira com as pernas unidas e esticadas e ficar nessa posição por dez segundos, repetindo esses passos por algumas vezes. Girar os tornozelos por algumas vezes também é um ótimo exercício para estimular a circulação.
Ainda sentado, você pode utilizar uma boa entre os joelhos e pressioná-la por dez segundos, repetindo esse procedimento por algumas vezes. Um alongamento também é ótimo para dar mais energia no dia a dia e, para isso, basta apenas elevar os braços acima da cabeça com os dedos entrelaçados e palmas voltadas para o teto.
Viu como se exercitar não demanda muito tempo e nem muito esforço? Seguindo essas dicas básicas você garante mais saúde e bem-estar no seu dia a dia, certamente se refletindo na qualidade do seu trabalho!