Falta de confiança em si mesmo: como lidar com esse problema no trabalho.

 

A insegurança gerada pela falta de confiança em si mesmo é uma consequência do medo de ser rejeitado, um sentimento que costuma sabotar a carreira de muitos profissionais competentes. Pessoas inseguras se cobram demais e tendem a ser mais estressadas por sempre acharem que não são capazes de realizar suas funções com assertividade. Quanto maior o estresse, maior a dificuldade para se concentrar nas tarefas e desempenhá-las com competência.

O que é a falta de confiança em si mesmo?
A falta de confiança em si mesmo está associada ao sentimento de inferioridade, um estado emocional que faz o indivíduo acreditar que não é bom o suficiente nas funções que desempenha dentro da empresa em que trabalha. Este profissional sempre pensa que seus colegas e superiores são melhores que ele, e costuma se comparar com os outros. O medo do fracasso, da frustração e de receber críticas acaba impedindo que o indivíduo encare novos desafios e se desenvolva como profissional.

Principais sintomas da falta de confiança
Hábito de enxergar apenas as próprias limitações, deixando suas habilidades em segundo plano;
Medo de arriscar;
Tendência a perder oportunidades por acreditar que não dará conta;
Perfeccionismo em excesso;
Dificuldade para se impor e dizer não;
Tendência à procrastinação;
Inabilidade para receber críticas;
Mania de se comparar o tempo todo;
Dificuldade para dizer o que pensa e expor ideias.
Como impedir que a falta de confiança afete sua carreira?
O primeiro passo para superar a falta de confiança em si mesmo é desenvolver o autoconhecimento. Você confiaria algo valioso nas mãos de quem não conhece bem? A resposta também vale quando o assunto é você mesmo: é preciso se conhecer profundamente para, assim, confiar em suas qualidades e habilidades.

Faça uma autoavaliação, identificando tanto seus pontos positivos e habilidades como as características que precisam ser trabalhadas e melhoradas. Quando você encara suas limitações de maneira honesta, é possível criar estratégias para melhorar e alavancar sua carreira.

Outro fator importante é entender o que realmente te motiva e quais são seus verdadeiros objetivos profissionais. Muitas pessoas colocam a vida profissional no piloto automático porque não querem sair da zona de conforto, mas esta é uma atitude que pode mantê-las estagnadas em processos inconscientes que barram o crescimento de sua carreira.

http://www.sbie.com.br/blog/falta-de-confianca-em-si-mesmo-como-lidar-com-esse-problema-no-trabalho/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br