Notícias
Local de trabalho ergonômico favorece a produtividade dos funcionários
Pois é exatamente esse o objetivo de oferecer um ambiente de trabalho confortável e ergonômico aos funcionários de uma empresa. Confira, neste artigo, como colocar os conceitos em prática e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Conforto e ergonomia previnem doenças
Más condições de trabalho resultam em lesões e prejudicam a qualidade de vida dos colaboradores. É isso que defende Teresa Bellingar, especialista em ergonomia da empresa americana Haworth, que atua em mais de 120 países projetando e fabricando espaços de trabalho adaptáveis.
“As novas tecnologias criaram a tendência de arquear o corpo, posicionando o pescoço para a frente. Essa postura dá origem a dores nos ombros e no pescoço, além de dor de cabeça, tensão muscular e lesões no braço”, enumera a ergonomista.
A solução, de acordo com ela, é apostar em boas práticas ergonômicas no local de trabalho, além de estimular os funcionários a moverem-se com uma frequência maior. “Ficar sentado ou em pé por longos períodos favorece o sedentarismo, e o segredo é ser ativo”, recomenda.
Se você tem uma equipe pequena, um bom início é apostar em uma dinâmica de trabalho com intervalos regulares para ginástica laboral. Existem diversas cartilhas na internet com exercícios e alongamentos simples para quem trabalha em escritório.
Ambiente ergonômico estimula colaboradores
Para Gary Allread, diretor do Instituto de Ergonomia da Ohio State University, a ergonomia do local de trabalho tem influência direta sobre a produtividade dos funcionários. “Quando os empresários melhoram as condições físicas da empresa e o conforto dos colaboradores, os resultados chegam à linha de produção da empresa. Isso é especialmente importante para as empresas de pequeno e médio porte, que muitas vezes têm orçamentos mais apertados”, argumenta.
Teresa corrobora essa opinião, e afirma que uma cultura organizacional que valoriza o empregado é fundamental para criar o senso de unidade entre colaborador e empresa, fortalecendo o laço que os une. Além disso, é possível citar, como vantagens de um local de trabalho ergonômico:
– Menos relatos de desconforto físico ou dor
– Taxas mais baixas de lesões
– Mais proatividade
– Melhoria da qualidade de trabalho
– Mais energia para se envolver em outros aspectos da vida
Local de trabalho pode ser adaptado sem custos
A ideia de que investir em ergonomia é uma tarefa cara e restrita a grandes corporações é uma distorção comum no ramo do empreendedorismo. Os especialistas advertem, porém, que não são necessários recursos financeiros volumosos para melhorar o conforto no local de trabalho.
“Adequar o ambiente de trabalho não precisa custar caro. Se você não tem dinheiro sobrando no caixa da empresa, reutilize caixas de papelão para ajustar a altura das telas no escritório. Se você tem um orçamento pequeno, invista em cadeiras com regulagem de altura”, exemplifica Teresa.
Para Allread, em muitos casos apenas reposicionar os móveis e equipamentos para melhorar o conforto é o suficiente. Pequenas mudanças, segundo ele, podem significar uma diferença considerável, pois as jornadas de trabalho são longas, o que potencializa as melhorias.
Por fim, Teresa lembra que muitos empresários imaginam, equivocadamente, que os colaboradores com mais idade são mais suscetíveis a lesões em virtude das tarefas repetitivas. “As gerações mais novas têm trabalho com tecnologia por toda a vida, o que eleva o risco de doenças relacionadas à postura”, argumenta.
Fonte: http://destinonegocio.com/br/gestao/local-de-trabalho-ergonomico-favorece-a-produtividade-dos-funcionarios/