Má qualidade do ar causa problemas respiratórios

Os sintomas mais comuns avaliados nos trabalhadores acometidos pela influência do controle da umidade e da temperatura do ar no ambiente laboral são, o ressecamento da mucosa nasal, olhos lacrimejantes e irritados, dores de cabeça e náuseas. Quando ocorrem em horários comerciais é possível que as causas destes problemas atinjam um número considerável de funcionários de uma mesma empresa, que apresentam sintomas de doenças, geralmente, derivadas de manutenções inadequadas nos sistemas de ar condicionado, aquecimento e ventilação do ambiente interno.

As doenças ocupacionais dessa natureza podem ser provocadas pela presença de bactérias, vírus ou fungos acumulados nos filtros dos sistemas que controlam a temperatura do ambiente interno, em produtos químicos dispersos no ar ou na poeira depositada em carpetes e cortinas.

Especialistas explicam que vários trabalhadores sofrem influências diretas devido ao controle da temperatura no ambiente laboral, e que muitas vezes por isso, estão sujeitos a infecções bacterianas ou virais, causadoras de doenças respiratórias, como por exemplo, bronquite, asma ou até mesmo pneumonia. Além disso, é muito comum que haja uma melhora considerável dos sintomas, quando os trabalhadores estão fora do ambiente laboral. Com isso, é fácil identificar que os sistemas de refrigeração e controle de temperatura necessitam de limpezas e manutenções periódicas.

Nesses casos em que a temperatura do meio ambiente interno precisa ser mantida de forma controlada, é fundamental que as empresas façam manutenções constantes nos aparelhos, e que realizem as substituições programadas dos filtros. É muito importante também, que os filtros não sejam obstruídos pelo excesso de sujeiras acumuladas, o que prejudica a captação do ar pelo aparelho e, consequentemente, eleva o nível de dióxido de carbono emitido.

A manutenção adequada deve ser realizada por um técnico capacitado para a limpeza dos filtros e da bandeja do aparelho, além da higienização das serpentinas com produtos antibacterianos e a retirada da água acumulada que pode causar a proliferação de fungos.

Portanto, as empresas devem programar a manutenção periódica dos sistemas de climatização e fiscalizar o ambiente laboral, com objetivo de evitar sujeiras e a proliferação de microrganismos, ácaros e fungos. Como recomendação para as empresas, é fundamental que além dos cuidados e das manutenções programadas nos aparelhos que controlam a umidade do ar e a temperatura do ambiente interno, que todos os funcionários sejam sempre orientados a procurarem um atendimento médico especializado, em casos de sintomas de possíveis problemas respiratórios, visando o tratamento adequado.

Fonte: http://www.ocupacional.com.br/ocupacional/ma-qualidade-do-ar-causa-problemas-respiratorios/

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