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O estresse pode aumentar o risco de acidentes de trabalho.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse já pode ser apontado como uma das grandes causas de acidentes de trabalho. Sobrecarga, monotonia e até desvalorização profissional são indicadas como alguns dos principais fatores capazes de desencadear esse mal. E, não pense que há um setor específico em que o problema se alastra: praticamente todos os segmentos sofrem com o mesmo problema.
E, para surpresa de muitos, o Brasil ocupa a segunda colocação no ranking dos países com maior número de trabalhadores estressados, perdendo somente para o Japão. É o que indica a Associação Internacional de Gerenciamento do Estressa (ISMA), que tem sede nos EUA.
Por que os casos de estresse vêm aumentando?
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) os casos de estresse relacionados ao trabalho vêm aumentando devido às mudanças tecnológicas pelas quais estamos passando. Além disso, o receio do desemprego é também outro fator que vem impactando seriamente a vida do trabalhador.
Em geral, o estresse não é resultado de uma causa única. Dificuldades resultantes do ambiente familiar e das relações sociais vão alimentando sensações negativas, em conjunto com as questões do trabalho.
O acúmulo dos fatores causadores deste estado podem se expressar em diferentes sintomas fisiológicos e psicológicos, que devem ser observados como indícios de que algo não está bem. No aspecto mental, é possível observar como sintomas de um colaborador estressado a tensão, irritabilidade, isolamento social, ansiedade e depressão, entre outros.
Os aspectos físicos mais frequentes são dores musculares e de cabeça, cansaço em excesso, dificuldade de concentração e problemas gastrointestinais e cardiorrespiratórios.
Prejuízos à produtividade e à saúde do trabalhador:
Além de prejudicar a produtividade, afinal, um trabalhador estressado provavelmente terá um desempenho inferior, o estresse provoca males à saúde mental e física. Desequilíbrio emocional e tensões fisiológicas podem ser o estopim para o surgimento de outras doenças, agravando o quadro.
Para as empresas e indústrias em geral, o aumento dos casos de estresse tem também como outras consequências o aumento de faltas, a maior rotatividade de pessoal e a piora das relações interpessoais no trabalho.
Consequências severas:
À medida que o estresse avança na empresa, cresce também a ocorrência de outros problemas, como erros e inconformidades, atrasos nas entregas, perda de prazos e acidentes de trabalho. Além disso, o estresse pode levar a afastamentos e elevação dos gastos médios com saúde.
Como evitar o estresse no trabalho?
– Programe alguns pequenos intervalos (de cinco minutos) ao longo do dia;
– Chegue ao trabalho dez minutos adiantado e programe suas atividades diárias com calma;
– Evite discussões acaloradas e respire fundo 3 vezes para eliminar sentimentos não positivos (raiva);
– Não confunda competência com competição;
– Mantenha o local de trabalho limpo, organizado e agradável;
– Quando possível perfume o ambiente;
– Exercite-se (ginástica laboral é bem importante);
– Administre seu tempo e suas atividades com tranquilidade (priorize o que é mais importante);
– Almoce com os amigos: ouça; converse; crie um círculo de fraternidade entre você e seus companheiros de trabalho;
– Dê risadas e tenha uma atividade positiva mesmo em momentos que não parecem ser bons;
– Busque respirar o ar fresco quando possível;
– Assuma uma postura afetiva com os outros trabalhadores;
– Quando possível, pratique esportes para “gastar” energia.