Programa de prevenção dos riscos ambientais: por que sua empresa precisa se preocupar com ele?

 Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) é uma das obrigações de todo empregador no que concerne às medidas de segurança e saúde do trabalhador. Sua implementação é legislada pela Norma Regulamentadora (NR) 9, para que sejam evitados riscos físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho.

Embora haja a necessidade de um documento base, o PPRA vai muito além do papel sendo um programa de ações que deve ser planejado, acompanhado e avaliado periodicamente para ser eficaz.

Para que serve o PPRA?

O PPRA busca a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos ambientais que existem no local de trabalho ou que venham a existir, como poeira, ruído, fumos e outros agentes físicos, químicos ou biológicos.

Com isso, o programa alcança seu objetivo principal de tornar o ambiente de trabalho mais seguro e proteger o trabalhador, preservando sua saúde e integridade.

Por que as empresas devem investir no PPRA?

Há algumas razões especiais para que o PPRA se torne uma prioridade em sua organização. São elas:

  • atender os requisitos da legislação
  • cumprir com responsabilidade social;
  • garantir a proteção da empresa e dos colaboradores.

Como o PPRA se integra ao disposto nas outras NR?

O PPRA utiliza de outros documentos emitidos pelo empregador — como o mapa de riscos — como fonte de dados para o estabelecimento de suas metas e de seu plano de ações. Além disso, os perigos não eliminados pelo PPRA são alvos do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Qual a estrutura do PPRA?

A NR9 descreve qual a estrutura mínima a ser seguida pelo PPRA. O documento deve conter:

  • Um planejamento anual, com descrição das metas, das prioridades para o ano e um cronograma de atividades;

  • deve descrever a metodologia de ação e as estratégias que serão utilizadas para o alcance das metas;

  • e deve indicar a forma de registro, manutenção e divulgação dos dados além de indicar a frequência e a forma de avaliação.

Quais os benefícios de um PPRA em sua empresa?

  • Reduz afastamentos

  • Reduz processos trabalhistas

  • Evita multas

  • Reduz custos
  • Melhora o clima organizacional

  • Mantém a imagem da empresa no mercado em alta

Fonte: https://blog.sst.com.br/

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