Notícias
Quais são as causas das dores nos ombros?
Essa ultima palavra, no entanto, será o alvo deste artigo.
O desgaste corporal que o dia a dia traz provocam várias patologias, que acometem ainda mais as pessoas acima de 50 anos. Entre os males que podem aparecer estão algumas lesões no ombro, tais como a do manguito rotador, capsulite adesiva, lesões no tendão do musculo do bíceps, artrose do ombro, luxação do acrômio clavicular, artrose acrômio clavicular, sinovite do ombro, tendinopatias calcária e luxações.
O que leva o ser humano a ter uma lesão dessas relatadas acima são os hábitos adotados durante a vida, como erros posturais, cargas horárias de trabalho elevadas e falta de exercícios físicos.
Vale lembrar também que atletas profissionais, ou até mesmo amadores, que praticam esportes de arremessos, como handebol, tênis entre outros que exijam bastante da utilização dos membros superiores, podem vir a ter alguma lesão caso não sejam acompanhados por um profissional qualificado.
O tratamento para essas lesões é por meio de cirurgia vídeo-artroscópica, mas não são todos os casos que irão precisar de cirurgia: o tratamento pode ser feito com o método conservador.
Tudo dependerá do parecer do médico responsável através de avaliação do quadro clínico.
Por isso é importante consultar um especialista, que pode ser um ortopedista ou um fisioterapeuta.
Alongamento e fortalecimento
Para prevenir as dores ombros, separamos três exercícios com faixa elástica que vão alongar e fortalecer a área
1. Em pé, sobre a faixa elástica, mantenha os pés paralelos e levemente afastados e a coluna bem ereta. Segure as extremidades da faixa elástica nas mãos. Inspire e, durante a expiração, flexione os joelhos ao mesmo tempo em que eleva os braços até a linha dos seus ombros, sem dobrar os cotovelos. Inspirando retorne à posição \"inicial. Lembre-se: durante o movimento de agachamento mantenha o abdômen contraído e os calcanhares no chão. Tenha cuidado com a posição de sua coluna, que deve permanecer ereta. Faça 10 repetições.
2.Sentado, mantendo a coluna ereta, passe a faixa elástica ao redor do seu tórax e mantenha seus cotovelos flexionados bem encostados ao corpo. Segure a faixa elástica com a palma das mãos voltadas para cima. Inspire e, durante a expiração, estenda os cotovelos virando as palmas das mãos para baixo. Volte à posição inicial inspirando e girando as palmas das mãos para cima. Faça 10 repetições.
3. Sentado, posicione a faixa elástica em diagonal nas suas costas, uma mão próxima ao ombro com a palma voltada para a frente e a outra no meio das costas com a palma voltada para trás. Os cotovelos devem estar flexionados e abertos. Inspire e, durante a expiração, estenda os cotovelos, abrindo bem os braços na diagonal, como se fosse espreguiçar-se. Ao final do movimento, a posição das mãos deve seguir a mesma linha dos braços. Recomenda-se fazer estes movimentos de forma contínua por até 10 repetições para cada lado.
https://www.diariodosudoeste.com.br/noticia/quais-sao-as-causas-das-dores-nos-ombros