Notícias
QUAIS SÃO OS TIPOS DE ERGONOMIA? ENTENDA CADA UM E SUA IMPORTÂNCIA
No campo empresarial, conhecer melhor os tipos de ergonomia contribui para a criação de um ambiente de trabalho voltado para o bem-estar dos funcionários e para a otimização dos resultados.
Neste post, falaremos dos aspectos físicos, sociais e organizacionais da ergonomia, além de apontar algumas razões pelas quais vale a pena investir em um ambiente de trabalho ergonomicamente preparado. Vamos conferir?
Quais são os tipos de ergonomia?
De forma geral, a ergonomia nas empresas promove a melhoria das condições de trabalho. Essa “ciência do conforto” visa integrar perfeitamente saúde, segurança e eficiência do trabalhador.
De acordo com a sua contribuição, a ergonomia pode ser classificada em 3 tipos principais:
Ergonomia Física
É a disciplina que estuda maneiras de melhorar o bem-estar físico. Ela se baseia nas características anatômicas, antropométricas e fisiológicas do homem, levando em conta como a biomecânica se relaciona com as atividades desempenhadas.
Assim, a ergonomia física cuida do projeto dos postos de trabalho, considerando o dimensionamento das máquinas e equipamentos para o conforto e segurança dos usuários.
Por exemplo, ao permitir que o funcionário execute suas tarefas com uma postura correta, problemas de coluna e lesões por esforço repetitivo são prevenidos.
Ergonomia Operacional
Esse ramo da ergonomia cuida da estruturação organizacional e política da empresa, visando a otimização dos sistemas sócio-técnicos ali presentes.
Na prática, essa disciplina inclui a análise do plano de trabalho (tempo de execução, pessoal envolvido), a promoção da cooperação, do trabalho em grupo e da comunicação entre os membros da empresa, além da gestão da qualidade.
Ergonomia Cognitiva
Essa disciplina relaciona os processos mentais (percepção, memória e raciocínio) às interações interpessoais e com outros elementos do ambiente, como máquinas e equipamentos.
O objetivo da ergonomia cognitiva é garantir o bem-estar emocional dos indivíduos, reduzindo os níveis de estresse com o trabalho.
A ergonomia cognitiva também garante a melhor fluidez nas atividades cotidianas por meio do treinamento dos funcionários e da preparação para a tomada de decisões.
Como a ergonomia pode nos ajudar no trabalho?
A ergonomia é um dos fatores que contribuem para a satisfação e a saúde dos funcionários. Isso diminui os afastamentos por doenças, além de aumentar a disposição para o trabalho e o engajamento dos colaboradores com a empresa.
A ergonomia também promove o aumento da produtividade por melhorar a organização das atividades de trabalho. Assim, as tarefas são realizadas com menos esforço (importante também para a prevenção de lesões) e mais qualidade. Como resultado, a eficiência da produção aumenta e as chances de ter que refazer algum processo diminuem.
Por todas essas razões, a análise ergonômica é uma poderosa aliada de todas as empresas interessadas em ter, ao mesmo tempo, funcionários mais produtivos e menos custos.
Agora que você está familiarizado com os tipos de ergonomia, entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre os serviços que a Health Care oferece para ajudar você a cuidar melhor da sua empresa.