Qual a diferença entre doença do trabalho e doença ocupacional?

Embora muitas pessoas acreditem que “doença ocupacional” e “doença de trabalho” sejam a mesma coisa, esses dois conceitos possuem uma diferença fundamental entre si: a doença do trabalho está mais relacionada ao ambiente profissional, enquanto a doença ocupacional é desencadeada pelas características da atividade profissional.

O que é doença do trabalho?

A doença do trabalho se caracteriza pela exposição do funcionário a determinado agente que está presente em seu local de trabalho, mas não necessariamente faz parte de suas atividades profissionais. É definida como uma doença que foi adquirida ou desenvolvida em função de condições especiais em que o trabalho é realizado. Neste caso, o trabalho não é a causa específica da doença, mas tem influência sobre ela.

Um exemplo comum de doença do trabalho é a perda auditiva, que está associada à exposição a ruído excessivo.

O que é doença ocupacional?

Também chamada de doença profissional, a doença ocupacional está relacionada ao trabalho em si, ou seja: a doença foi provocada pelas características da atividade profissional exercida. É o caso, por exemplo, de um soldador que desenvolveu problemas de visão por conta da exposição à luz da solda.

Vale destacar que a utilização de equipamentos de proteção individual é a melhor maneira de prevenir tanto doenças ocupacionais como doenças do trabalho. Esses dispositivos devem ser fornecidos pela empresa, que também deve orientar seus funcionários sobre a correta utilização.

Fonte: http://www.dynamicasst.com.br/noticias/noticia.asp?id=137¬icia=o-que-e-doenca-de-trabalho-e-doenca-ocupacional-e-a-diferenca-entre-os-dois

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br