Notícias
Quando fazer a pesquisa de satisfação de funcionários.
Aumento de faltas: A chamada queda da assiduidade é um exemplo clássico de manifestação da insatisfação dos funcionários. Eles já não se sentem mais motivados a ir trabalhar e qualquer desculpa serve para ficar em casa. Em muitos casos, estão até forçando uma demissão, fique atento.
Crescimento de atrasos e saídas antes do horário: Muito semelhante ao caso anterior, os colaboradores fazem o possível para passar o menor tempo necessário em sua empresa.
Aumento dos pedidos de demissão: Mesmo em períodos de crise, às vezes seus funcionários não aguentam mais as condições de trabalho, o clima na empresa, as “injustiças” do chefe ou até mesmo a relação com os colegas. Além de perder talentos, isso implica em custos para reposição de colaboradores, treinamento e integração dos novatos.
Maior número de afastamento e licenças médicas: Não estamos falando de falsos atestados, mas das pessoas começarem a adoecer com mais frequência em função do estresse ou de outros fatores que encontram no ambiente de trabalho.
Aumento das reclamações dos clientes: Totalmente desmotivados, os funcionários não têm mais paciência nem compromisso com os clientes, gerando muitas reclamações.
Perdas, erros e retrabalho: Sem vontade de fazer bem-feito e achando que merecem mais, o trabalho dos colaboradores começa a apresentar falhas frequentes, causando prejuízos para a empresa.
Crescimento de reclamações entre funcionários: Os funcionários começam a reclamar com seus chefes sobre os colegas ou com os superiores dos chefes sobre estes. Ligue a luz de alerta neste momento!
Um clima pesado no ar: Esse fator é mais um sentimento que você precisa desenvolver para perceber que sua empresa está se tornando um lugar desagradável de se conviver, cheio de fofocas e conversinhas “no cafezinho”, parece um local difícil de encontrar pessoas com afinidades. Ninguém quer trabalhar em um ambiente assim!
Bom, se perceber algum desses fatores, pense imediatamente em descobrir o que está errado, qual a causa disso, com uma boa pesquisa de satisfação de funcionários.
Fonte: https://www.agendor.com.br/blog/pesquisa-de-satisfacao-de-funcionarios/