Notícias
Riscos e cuidados nas atividades de movimentação de carga
Na verdade, essa NR dá os parâmetros básicos de segurança, mas não abrange todos os riscos ligados à atividade. Assim, cada empresa que mantém em suas instalações as atividades com equipamentos para movimentação de carga deve elaborar um programa específico voltado às ações preventivas.
Devem ser estruturados itens importantes como o dimensionamento físico do local, o tipo de movimentação, os materiais transportados, os equipamentos usados e a capacitação dos operadores. A mecanização na atividade diminuiu os trabalhadores expostos. Porém, os riscos permaneceram. Os mais comuns são levantar, segurar, abaixar, empurrar, puxar e deslocar cargas.
O resultado desse esforço são as lesões lombares. As cargas desequilibradas geram uma distribuição irregular pelos músculos, gerando cansaço. Qualquer tipo de carga oferece algum risco, seja pelas dimensões ou por demandarem o uso de vários equipamentos ao mesmo tempo. Aos trabalhadores que fazem as atividades de forma manual, durante a avaliação dos riscos, devem-se incluir os perigos de acidentes e as lesões osteomusculares.
No caso de movimentação mecânica, os instrumentos mais utilizados são as empilhadeiras e as pontes rolantes. Num ritmo ininterrupto das tarefas com movimentação de carga, os riscos de acidentes são corriqueiros. Com isso, é necessário controlar o ritmo equipamento x trabalhadores, evitando que pratiquem várias funções. Há ainda os cuidados especiais que devem ser tomados na movimentação de produtos perigosos, como os químicos. Nesse caso, acrescentam-se mais equipamentos de proteção individual (EPI), como protetores auriculares, cintos e botas de segurança, além de capacetes. Entre as principais omissões de segurança na atividade estão a falta de treinamento a todos os envolvidos e de sinalização.
Fonte: http://segurancaocupacionales.com.br/riscos-e-cuidados-nas-atividades-de-movimentacao-de-carga/