Saúde mental ocupacional: prevenção pela observância da ergonomia cognitiva

 

Entendemos que a lógica que fundamenta as ações ergonômicas, notadamente as da ergonomia cognitiva, deve se pautar no diálogo entre o trabalhador e demais colaboradores, pois somente teremos acesso às vivências do trabalhador propriamente dito por meio da comunicação.

Então, ao Médico do Trabalho, é importante que na comunicação entre o profissional técnico e o trabalhador, o diálogo seja assertivo e avance além dos aspectos físicos, normativos etc.

Desse modo, e tendo em vista a importância da Ergonomia Cognitiva e da comunicação entre os atores desta trama social, sendo os aspectos psíquicos algo complexo para alguns que atuam na área ocupacional, é necessária uma padronização, quiçá, fácil e abrangente.

Em 2.014, na cidade de Florianópolis, SC, no 2º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Perícias Médicas Previdenciária, apresentamos na forma de check-list a utilização dos conceitos da Ergonomia Cognitiva, que podem trazer suspeição de inadequação aos aspectos da psique de um trabalhador, possibilitando ao Médico do Trabalho logo atuar para prevenir e minorar problemas psicológicos e psiquiátricos

Metodologias de Avaliação

Visando à obtenção de dados, podemos utilizar duas metodologias, ambas simples e distintas, mas que se complementam e que chamamos de Observações Abertas e de Conversação-ação:
– Observações abertas: Avaliador, sem interferir, observa no posto específico e no ambiente geral do trabalho, o que acontece na situação de trabalho rotineira. Isso pode se dar em uma única inspeção temporal ou em períodos variados mais curtos, porém, nas diversas fases do turno de trabalho.
– Conversação-ação: Avaliadora entrevista paradigmas, chefias e subordinados, julgando nos termos indicados no item 5 das recomendações NIOSH — é o momento em que os trabalhadores diretos ou próximos são entrevistados de forma a fornecer detalhes sobre as atividades.

Quando utilizarmos estas metodologias, devemos enfatizar na observação e nas entrevistas a busca da existência de eventos, classificando-os em graus, sendo “0” (zero) quando não houver desvios do normal esperado, 1 quando estiver levemente afetado, 2 quando moderadamente afetado e 3 quando gravemente afetado, dos seguintes itens:
– tensão; monotonia; falta de autonomia para tomar decisões diante de elementos básicos e típicos da sua atribuição; isolamento; falta de oportunidade de desenvolvimento e demonstração das suas habilidades e qualidades pessoais; falta de participação nas decisões; estresse externo; estresse interno;

Relações interpessoais:
– conflitos com superiores e colegas; falta de apoio da empresa, superiores, colegas;

Insatisfação no trabalho:
– salário; insegurança no emprego; falta de oportunidade de promoção; mudanças frequentes na administração.

Assim procedendo, o observador poderá ponderar sobre os aspectos qualitativos da atividade, indicando se as condições observadas estão dentro de padrões aceitáveis, se há ou não indicativos de desavenças e conflitos e o grau de significação da atividade para o trabalhador. Inclusive poderá constatar se esta atividade praticamente estava isenta de aspectos cognitivos negativos ou não, caracterizando o grau de exposição ao risco cognitivo como trivial, tolerável, moderado, substancial ou intolerável, utilizando as clássicas modalidades de risco, que são divididas em cinco classes, assim consideradas:
1 — Trivial (é o risco inerente ao ato, que não se modifica por medidas específicas de proteção);
2 — Tolerável (é quando o risco inerente ao ato requer medidas genéricas e monitoramento periódico);
3 — Moderado (é quando o risco inerente ao ato requer adoção de medidas específicas e monitoramento contínuo);
4 — Substancial (é quando o risco inerente ao ato, apesar das medidas específicas adotadas e do monitoramento contínuo, apresenta controle apenas parcial);
5 — Intolerável (é quando o risco inerente ao ato não foi reduzido por falta da adoção de medidas específicas e/ou de monitoramento contínuo e não há controle).

Desejando maior aprofundamento, podemos utilizar os sistemas de check-list, que propomos a seguir e tiveram como referência para sua construção a CIF — Classificação Internacional de Funcionalidade.

O Check-list

Instruções:

Levando em consideração o conteúdo descrito na “categoria”, registrar na coluna “análise” valor numérico correspondente à sua percepção do posto de trabalho/atividade na relação com determinado trabalhador.

Sendo que:
Valor 1: representa o risco inerente ao ato, que não se modifica por medidas específicas de proteção;
Valor 2: quando o risco inerente ao ato requer medidas genéricas e monitoramento periódico;
Valor 3: quando o risco inerente ao ato requer adoção de medidas específicas e monitoramento contínuo;
Valor 4: quando o risco inerente ao ato, apesar das medidas específicas adotadas e do monitoramento contínuo, apresenta controle apenas parcial;
Valor 5: quando o risco inerente ao ato não foi reduzido por falta da adoção de medidas específicas e/ou de monitoramento contínuo e não há controle.

https://www.saudeocupacional.org/2018/06/saude-mental-ocupacional-prevencao-pela-observancia-da-ergonomia-cognitiva.html

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