Notícias
Segurança do trabalho: 6 dicas para manter a saúde do trabalhador
Pequenos cuidados como adoção de postura correta e intervalos entre atividades são benéficos tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Neste sentido, à medida que seus funcionários usufruem de uma boa qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, sua empresa próspera em decorrência da melhora na produtividade.
Por isso, no post de hoje, reunimos 6 dicas essenciais para ajudar você a manter a saúde do trabalhador da sua empresa em dia. Continue a leitura e confira!
1. Exija sempre o uso de EPIs
Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como luvas, capacetes, botas, entre outros, não foram feitos para serem bonitos, mas, sim, úteis. Nesta perspectiva, tais equipamentos podem melhorar a execução de determinadas tarefas e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa.
Além disso, eles são capazes de proteger o trabalhador contra inúmeros tipos de acidentes que podem ocorrer dentro do local de trabalho. Desse modo, o uso dos EPIs é sempre obrigatório.
2. Ofereça a possibilidade de intervalos regulares
A pausa entre uma tarefa e outra influencia diretamente na produtividade e na qualidade de vida dos colaboradores. Neste sentido, a alternância de tarefas regularmente é recomendável para evitar lesões causadas por movimentos repetitivos.
Por extensão, é necessário levantar-se, sempre que possível, para um descanso físico e mental. Assim, os profissionais estarão descansados e trabalharão de forma mais eficiente.
3. Preste atenção à postura
As normas de ergonomia existem para preservar a saúde do trabalhador. Ao prestar atenção se seus funcionários adotam uma postura correta, adequada à posição do ambiente de trabalho, você diminui as chances deles sofrerem lesões e de desenvolverem problemas crônicos ao longo do tempo.
Diante disso, é importante deixar a coluna vertebral ereta. No computador, o braço deve ficar numa posição de 90º junto ao corpo, enquanto o monitor deve ficar posicionado na altura dos olhos do usuário.
4. Desenvolva uma rede de relacionamentos
Os relacionamentos são importantes nas mais variadas esferas da vida, e não seria diferente no âmbito profissional. Ao desenvolver boas relações com todos dentro do local de trabalho, você cria um canal preciosíssimo de feedback com os empregados.
Essa relação é poderosa porque permite a otimização das atividades desempenhadas e a denúncia de possíveis riscos dentro da empresa.
5. Treine a sua equipe
Uma equipe bem capacitada e que sabe utilizar os EPIs de maneira correta, respeitando suas respectivas funções, estará menos exposta a riscos, evitando assim a ocorrência de lesões e acidentes, além de contribuir muito para a harmonia e a produtividade do grupo profissional.
É importante lembrar que essa dica não se trata de uma ação facultativa, sendo o treinamento do profissional sobre segurança do trabalho uma atitude obrigatória.
6. Promova programas de conscientização sobre saúde
Cada trabalhador é como um órgão do corpo humano: se um começar a apresentar problemas, o desempenho dos outros poderá ser afetado, ameaçando todo o organismo a entrar em colapso.
Portanto, promova dinâmicas e palestras com a finalidade de instruir todos da equipe sobre os benefícios proporcionados por uma alimentação saudável e pela prática de exercícios físicos, além de alertar sobre os malefícios causados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas.
Fonte: http://smsdotrabalho.com.br/novo/seguranca-do-trabalho-6-dicas-para-manter-a-saude-do-trabalhador/