Notícias
Sem motivação para trabalhar? Confira algumas dicas!
Motivação é um ponto chave para alcançar qualquer meta ou plano existente, tanto na vida profissional, quanto na pessoal.
Porém, segundo o levantamento da consultoria de gestão de negócios Hay Group, 31% dos funcionários estão sem motivação para trabalhar, e vão para o serviço com o intuito de fazer o mínimo possível.
Apenas dotado de muita motivação, é possível atingir objetivos claros, encontrar quais são os melhores caminhos e saber exatamente onde estão as oportunidades perfeitas. Por isso, identificar o que está causando essa falta de motivação é o primeiro passo para sair desse sofrimento.
O que está causando a minha falta de motivação?
Insatisfação salarial
Você sente que não é reconhecido financeiramente e que deveria ganhar mais pelas atividades que executa e por todo seu empenho?
Faça um planejamento e converse com seu chefe sobre suas pretensões salariais. Se não tiver perspectiva de melhoria, procure planejar algo novo. Você precisa estar com as contas resolvidas para dar o seu melhor no trabalho!
Falta de identificação com as atividades realizadas
Você não gosta e/ou não tem habilidades para desempenhar suas atividades? Precisa fazer esforço para atingir um resultado, sente que não nasceu para isso e que poderia ser muito mais útil e feliz fazendo qualquer outra coisa?
Descubra qual atividade traz mais satisfação e prazer para você, quais são seus talentos e habilidades, e depois converse com seus gestores sobre isso. Se for o caso, avalie uma possível mudança de profissão.
Falta de reconhecimento
Você só recebe críticas e, quando acerta, parece que não fez mais nada além de sua obrigação? Você se sente desvalorizado por não ser reconhecido por seus superiores?
Reconheça você mesmo o seu valor, sem esperar por reconhecimento externo. Muitas pessoas não sabem dar reconhecimento e outras não querem, mas se você souber seu próprio valor não dependerá do reconhecimento alheio!
Dificuldade de se relacionar
Você não gosta das pessoas que trabalham com você, desde os seus colegas de equipe até seu chefe? Você sente que essas pessoas não têm nada a ver com você e não se sente bem na presença delas?
Podemos escolher nossos amigos, cônjuge e as pessoas que convivemos no âmbito pessoal. No trabalho, porém, não temos muita opção. Portanto, aceite as pessoas como elas são — com pontos positivos e pontos a melhorar —, e comece a observar o lado bom de cada uma, aceitando as diferenças.
Falta de propósito
Você sente que, se o seu trabalho não existisse, não faria diferença alguma para o mundo? Não encontra um propósito por trás de suas atividades e da missão da empresa?
Tudo tem um propósito, e é justamente ele que nos mantém motivados. Descubra qual a razão de existência da empresa, quantas pessoas ela ajuda e seu papel nesse contexto.
Sentimento de insuficiência
Nada do que você faz é suficiente para você, você quer ser perfeito, e sempre sente que poderia ter feito mais? Em outras palavras, você se sente um fracasso?
Cobre-se menos e entenda que você não precisa ser o melhor, e sim dar sempre o seu melhor.
Estresse
O trabalho consome todo o seu tempo, e você já não faz mais as coisas que lhe fazem bem? As cobranças são excessivas e você se sente pressionado?
Desligue-se do trabalho quando estiver fora dele, e desfrute dos momentos de descontração e lazer.
Falta de perspectiva
Você não vê oportunidade de crescimento e, por isso, não estabelece metas e objetivos dentro da empresa, vivendo um dia após o outro apenas fazendo a sua parte?
Construa seu plano de carreira e apresente ao RH da empresa. Assim, é possível saber se os seus objetivos
http://www.sbie.com.br/blog/sem-motivacao-para-trabalhar-confira-algumas-dicas/