Síndrome da carteira causa dores e até desvio na coluna

 

O nome causa estranhamento, mas a síndrome da carteira existe e é mais comum do que parece. Marcada por problemas causados pelo costume de ficar sentado em cima desse objeto, ela acomete principalmente o sexo masculino. E não é bobeira não!

“Quando nos sentamos em cima da carteira, ela pode apertar o nervo ciático”, explica Adriano Scaff, neurocirurgião especialista em medicina da dor. “Essa compressão por um longo período faz com que falte sangue e oxigênio no local”.

Vamos por partes: o tal nervo ciático, considerado o maior do corpo humano, origina-se na região lombar. Suas ramificações descem pelas pernas, chegando até os pés.

Ou seja, ao pressioná-lo demais com uma incômoda carteira, você pode apresentar dor e formigamento nos membros inferiores e nas nádegas. Mais do que isso, a coluna fica em risco de sofrer um desvio (escoliose) e há a possibilidade de que o quadril tenha uma ligeira alteração no alinhamento.

Gente que vive com a carteira no bolso traseiro pode precisar até de fisioterapia para relaxar eventuais estruturas abaladas. “Em último caso, se as dores persistirem, entramos com medicação”, conta Scaff. Porém, a recomendação número um para aliviar o desconforto e evitar transtornos futuros é também a mais simples: achar um lugar mais propício para a carteira e se sentar com todo o conforto que você merece.

Existe um movimento da ginástica holística ideal para relaxar essa musculatura. Você pode fazer em casa ou no ambiente de trabalho, usando sua própria cadeira. Para fazê-lo, afaste seu corpo para frente, cruze uma das pernas sobre a outra formando um quatro e incline ligeiramente o seu corpo para frente, até sentir um estiramento na região mais profunda do quadril. Refaça o movimento para sentir o músculo relaxar.

https://saude.abril.com.br/medicina/sindrome-da-carteira-causa-dores-e-ate-desvio-na-coluna/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br