Notícias
VOCÊ CUIDA DO SEU PESCOÇO? DESCUBRA COMO NÃO SENTIR MAIS DOR E COMO A ERGONOMIA PODE TE AJUDAR
É uma haste óssea flexível e firme formada por uma série de ossos chamados de vértebras, que servem de sustentação do corpo e proteção da medula espinhal. Cada uma dessas vértebras estão unidas por meio de discos intervertebrais – uma estrutura fibrocartilaginosa – e é sustentada por ligamentos e músculos resistentes.
Cada região vertebral tem como funcionalidade:
:: Suporte à cabeça >> coluna cervical
:: Suporte à cavidade torácica conectadas às costelas >> coluna torácica
:: Suporte à cavidade abdominal e movimento entre a parte torácica e a pelve >> coluna lombar
:: Une a coluna à cintura pélvica >> sacro
:: Suporte ao assoalho pélvico >> cóccix
Fique atento! O alinhamento correto da nossa coluna quando visualizado de lado (perfil) é apresentar uma curvatura chamada de lordose ou cifose. Quando essas linhas são muito acentuadas são chamadas de hiperlordose ou hipercifose.
QUAL A FUNÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL?
Dar sustentação à postura correta e também à mobilidade. Garante que o peso do corpo seja sustentado e permite importantes movimentos, como inclinação, flexão da lombar e rotação da cervical. Além disso, também:
>> Protege as ramificações do sistema nervoso central (medula).
>> Protege os órgãos e vísceras vitais.
>> Ajuda a absorver o impacto e a distribuir a carga do corpo.
Quando criamos impedimentos das funções da coluna, ela tende a responder com dores e diversas patologias a curto e a longo prazo. Por exemplo, vamos falar no nosso pescoço, que é o tema do nosso post hoje. Como está o seu pescoço nesse momento? Seu computador está alinhado para que sua coluna fique na posição correta? Já, já falamos disso. Quando estamos sentados, há uma mudança significativa na curvatura da coluna, o que leva muitas vezes a projetarmos a cabeça e os ombros para frente.
A coluna cervical, localizada no pescoço, fica entre a parte inferior do crânio e a superior do tronco (até os ombros). Como citamos acima, é composta por 7 vértebras que estão unidas por ligamentos, músculos e discos. Dentro da cervical há o canal vertebral, onde passa a medula espinhal, responsável pelas sensações e movimentos.
Quando acontece de sentirmos dores no pescoço é que os discos vertebrais estão sofrendo desgastes, causando lesão nesses discos e também nos ligamentos, provocando rigidez dos músculos e nas articulações. Os músculos do pescoço, geralmente, dão sinais que algo não está bem e com espasmos, contrações involuntárias e até travamento (como conhecemos por torcicolo).
Os problemas causados pela má postura é um processo silencioso e a utilização de mobiliários adequados e produtos ergonômicos contribui para a manutenção da postura e na funcionalidade das articulações e músculos.
Abaixo listamos 3 dos piores problemas gerados pela má postura que você deve estar fazendo:
#1 Usar o monitor na altura errada = Dor na cervical
#2 Usar o teclado na altura incorreta = Dor na cervical
#3 Usar notebook na cama ou sofá = Dor na cervical, escápulas e lombar
COMO TER UMA POSTURA CORRETA E AMENIZAR A DOR NO PESCOÇO?
Dentre os 3 erros que cometemos e que citamos acima, seguem algumas dicas que irão te ajudar a não sentir mais dores no pescoço e evitar que virem lesões graves no futuro.
#1 O monitor deve estar alinhado à altura dos olhos para que a cabeça não fique inclinada nem para cima ou para baixo, ou seja, alinhe olhos na altura da metade superior da tela, de maneira que você possa enxergar toda a área sem mexer a cabeça (somente os olhos) = Suporte Monitor ou Suporte para Notebook
#2 O teclado deve estar em uma altura que permita que os ombros fiquem relaxados e os cotovelos apoiados em um ângulo de 90 graus = Apoio para Antebraço Ergonômico
#3 Procure usar o computador ou notebook somente apoiado na mesa com os produtos ergonômicos indicados. Todo e qualquer uso sem ergonomia irá causar desconforto no momento e com alta frequência do uso causará lesões futuras.
Fonte: http://www.reliza.com.br/blog/2017/voce-cuida-do-seu-pescoco-descubra-como-nao-sentir-mais-dor-e-como-a-ergonomia-pode-te-ajudar/