VOCÊ SABE QUAL É O PAPEL DO SESMT NAS EMPRESAS?

 

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) constitui tanto como uma obrigação legal quanto um sinal de preocupação com o bem-estar dos profissionais. Continue a leitura do texto e veja como funciona o SESMT e como é formada a equipe. Confira!

Qual a função do SESMT dentro das empresas?
O papel do SESMT é o de realizar ações que promovam a redução ou a eliminação de riscos no ambiente de trabalho, informando e esclarecendo dúvidas dos trabalhadores. A equipe procura desenvolver formas de prevenir acidentes e proteger a saúde de todos, dentro dos parâmetros legais.

Ao longo da história, diversas leis internacionais e nacionais procuraram atingir esse objetivo. A última delas, e que está em vigor, é a NR 4 – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, instituída pelo Ministério do Trabalho (MT).

Segundo a norma, todas as empresas públicas e privadas, e também os órgãos públicos que tenham funcionários em regime de CLT, precisam ter um SESMT.

Quais profissionais fazem parte desse serviço?
O MT determina a formação de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de engenharia, medicina e enfermagem. Assim, de acordo com a lei, todo SESMT deve ter uma equipe composta por ao menos um:

médico do trabalho;
enfermeiro do trabalho;
auxiliar de enfermagem do trabalho;
engenheiro de segurança do trabalho;
técnico em segurança do trabalho.
Como escolher os profissionais para a equipe?
As empresas que possuem um SESMT devem dispor de profissionais qualificados, especializados na área de medicina ou segurança do trabalho. O serviço pode ser realizado tanto em tempo integral e alocado ou por meio de uma equipe terceirizada. Desta forma, cada profissional deve ser:

médico do trabalho: diploma em medicina, curso de pós-graduação em medicina do trabalho ou residência médica relacionada;
engenheiro de segurança do trabalho: deve ter graduação em qualquer engenharia ou arquitetura e pós-graduação ou especialização em engenharia de segurança do trabalho;
enfermeiro do trabalho: precisa ter formação em enfermagem e um curso de pós-graduação ou especialização na área;
técnico em segurança do trabalho: profissional com curso técnico na área e registro profissional no MT;
auxiliar de enfermagem do trabalho: é um técnico em enfermagem com certificação em enfermagem do trabalho.
Diversos outros profissionais também podem integrar a equipe, agregando mais valor ao serviço, de acordo com a necessidade de cada empresa. Deste modo, podem ser incluídos fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Enfim, a SESMT é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa, independentemente da área de atuação. É uma maneira de proporcionar boas condições de trabalho aos colaboradores e fazer com que eles se sintam mais valorizados.

http://nucleohealthcare.com.br/blog/2018/01/03/voce-sabe-qual-e-o-papel-do-sesmt-nas-empresas/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br