Como prevenir as doenças associadas aos riscos ergonômico?

As doenças associadas aos riscos ergonômicos estão diretamente relacionadas com as doenças ocupacionais, que representa hoje, o maior número de acidentes de trabalho. Confira a seguir algumas dicas de como prevenir doenças proveniente da má ergonomia.

Por que a estrutura da empresa pode prejudicar a produtividade dos funcionários?

Muitos empresários e gestores ainda não perceberam que a má estrutura dos processos de uma empresa pode comprometer consideravelmente a produtividade dos colaboradores. O problema disso é que, normalmente, eles deixam passar pequenos detalhes que podem se transformar em grandes dificuldades em longo prazo.

4 de outubro: Dia da Medicina do Trabalho

No dia 4 de outubro é comemorado o Dia da Medicina do Trabalho. A data escolhida para celebrar a profissão é a do nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini, considerado o pai desta especialidade médica. Desde o início das práticas da Medicina do Trabalho (MT), no século XVII, até os dias atuais, a carreira avançou e se consolidou como peça fundamental para a segurança e saúde do trabalhador.

12 hábitos inconscientes no trabalho que fazem você perder a saúde sem perceber

Como se não fosse cansativo o suficiente passar muitas horas por dia no trabalho, ficamos sabendo agora que a rotina pode estar nos levando a adotar vários hábitos que prejudicam nossa saúde. O pior é que às vezes nem sequer nos damos conta do que estamos fazendo.

O que a Síndrome da Visão de Computador está causando em seus olhos.

Todas as mensagens que seu cérebro interpreta como imagens são seus olhos recebendo uma luz e transmitindo essas imagens.

7 dicas para começar a semana com mais produtividade

Enquanto para uns a Segunda-Feira é temida, para outros é um dia bastante empolgante. Isso porque começa mais um capítulo com 5 seções para podermos construir alguma coisa. Começar bem a semana impacta diretamente todo o resto dela.

Ritmo Frenético das Grandes Metrópoles aumenta número de trabalhadores noturnos.

O trabalhador noturno não é necessariamente uma novidade, ou um privilégio do mundo moderno. Diversas áreas contam com este tipo de mão de obra há muito tempo. Porém, o aumento da oferta de serviços que são oferecidos 24 horas por dia, sete dias por semana, tem aumentado a demanda por estes profissionais. Mas será que é possível trocar o dia pela noite sem trazer complicações para a saúde? “Não”, pontua Leandro Stetner Antonietti, supervisor do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes – CEMSA. Ele aponta a fadiga como um dos principais problemas enfrentados pelo trabalhador noturno. “Os impactos na saúde de cada trabalhador serão notados de acordo com o tempo que ele tolerar o trabalho noturno. A fadiga, por exemplo, será um desses problemas e causará um impacto crucial na rotina operacional deste trabalhador”.

Definida como sensação de desgaste, de intenso cansaço ou falta de energia, a fadiga nem sempre é notada pelo trabalhador e pode provocar danos à saúde, e acidentes fatais. Por isso, as instituições devem investir em pessoas treinadas para reconhecer, prevenir e minimizar os impactos da fadiga. “A fadiga diminui a auto percepção. O indivíduo acaba não percebendo estes efeitos nele mesmo, e alguém que está acordado há 19 horas tem todos os efeitos de uma pessoa embriagada, e pode provocar acidentes”, conta Renata Guedes Koyama, gerente do CEMSA.

Doenças relacionadas ao trabalho: notificar é preciso.

Não há como negar que, de todas as doenças relacionadas ao trabalho, as “Lesões por Esforços Repetitivos (LER)” e “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” (DORT) são as mais populares e conhecidas das pessoas. Mesmo assim as LER/DORTs são de difícil diagnóstico, pois são, incialmente, confundidas com incômodos musculares passageiros. Só que não. Decorrentes de atividades laborais que exigem esforços repetitivos que sobrecarregam o sistema músculo esquelético, as LERs podem evoluir para casos de dores crônicas, que levam à incapacidade por tempo prolongado ou mesmo permanente. Daí é fundamental que as condições de trabalho sejam modificadas.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br