5 dicas para reduzir o estresse no trabalho e produzir mais.
O estresse excessivo no ambiente profissional é um dos principais fatores que tornam o trabalho de um funcionário menos eficaz, comprometendo sua saúde e qualidade de vida. Nesse cenário, tanto ele quanto a empresa saem perdendo, e faz-se necessário encontrar maneiras de reduzir o estresse no trabalho e garantir que ambos sejam mais produtivos.
Saiba se preparar para uma fiscalização do Ministério do Trabalho.
Entre as muitas responsabilidades de uma empresa, está o cuidado para cumprir devidamente as determinações que visam a saúde e segurança de seus funcionários.
Como reduzir os afastamentos por doença na empresa?
Consideradas como o “mal do século”, as doenças ocupacionais como o estresse, depressão, esgotamento etc., são os principais motivos de absenteísmo nas empresas. A rotina do trabalho e a correria do dia a dia, faz com que as pessoas não tenham tempo para cuidar da sua saúde e, consequentemente, acabam solicitando o afastamento por doença do trabalho.
Qual a diferença entre trabalho perigoso e insalubre?
O trabalho insalubre é aquele executado em certas condições que o tornam prejudicial à saúde humana. As condições consideradas insalubres estão expressamente previstas na NR (Norma Regulamentadora) n.15, da Portaria n. 3.214/78, do Ministério do Trabalho.
4 ideias de ações para saúde dos colaboradores na empresa
Como um terço dos nossos dias são passados no trabalho, é inevitável que as organizações se atentem às questões que envolvam a saúde dos colaboradores. Afinal, isso implica diretamente na produtividade e absenteísmo das equipes.
Identificação de Perigos e Riscos na OHSAS 18001
No post de hoje a proposta é a ideia é dialogar sobre uma das fases mais importantes da OHSAS 18001, na qual é: o levantamento de perigos e riscos.
Riscos biológicos: como afastá-los do trabalhador.
Vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas são agentes biológicos que podem causar danos à saúde do ser humano. Nos ambientes de trabalho, especialmente nos serviços de saúde, esses agentes podem transmitir doenças. Certamente, os profissionais de saúde humana e animal são os que mais estão expostos aos riscos biológicos. Mas há outras inúmeras atividades em que esses riscos estão presentes. Exemplos: fabricação e comércio de alimentos, indústria de carnes e pescados, frigoríficos, abatedouros, atividades envolvendo resíduos, saneamento e esgoto, agricultura e pecuária, necrotérios, silvicultura e pesca. Em laboratórios, onde há a manipulação com micro-organismos e material clínico, os agravos à saúde são uma realidade.
Cinta Lombar Ergonômica: atenção para sua coluna
O seu trabalho exige erguer cargas pesadas e também movimentação intensa da coluna? E isso tem causado dores na lombar? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 80% da população mundial sofrerá pelo menos um episódio de dor nas costas em algum momento.