Ergonomia é Boa Economia
A ergonomia é boa economia, como diz Dr. Hudson Couto, com o qual já pude aprender mais sobre o assunto. Ergonomia e economia são palavras parecidas e uma reflete na outra quando melhoramos as condições de trabalho.
Doenças ocupacionais geram gasto de mais de 10 bilhões.
Acidentes e doenças ocupacionais são responsáveis por mais de dois milhões de mortes todo ano, segundo dados da Organização Mundial do Trabalho. Conforme o Anuário Estatístico sobre Acidente de Trabalho no Brasil, nos últimos anos o número de acidentes de trabalho no País cresceu preocupantemente. Para se ter uma ideia, enquanto em 2001 foram pouco mais de 340 mil acidentes de trabalho, em 2007 este número subiu para 653 mil ocorrências.
Estresse organizacional: o que é, quais os sintomas e causas mais comuns no trabalho?
O estresse organizacional é desenvolvido dentro do ambiente corporativo, devido a correria, dificuldades e os problemas de relacionamento com colegas, clientes e superiores.
A IMPORTÂNCIA DO RELATÓRIO DE NÃO CONFORMIDADE PARA A SEGURANÇA DO TRABALHO.
O relatório de não conformidade é um documento que aponta todos os detalhes que podem gerar falhas ou que não estão de acordo com os critérios de segurança de determinado local. Este diagnóstico aponta que algum aspecto da segurança de trabalho, o funcionamento de algum equipamento ou a realização de uma atividade não está de acordo com o padrão que havia sido atribuído a ele.
Veja dicas sobre como fazer uma análise ergonômica adequada
A análise ergonômica é fundamental no caso de empresas cujos funcionários realizam trabalhos manuais, físicos e maçantes, como levantamento de peso, transporte a descarga de materiais, além de atividades que resultam em uma sobrecarga muscular, com movimentos repetitivos, com o esforço constante de partes do corpo, tais como pescoço, braços, mãos, ombros e pernas. A atenção das empresas a esse assunto precisa ir além de uma exigência da legislação trabalhista, que determina a realização do procedimento em locais que possuem empregados que exercem funções que os expõem ao risco. Os ensinamentos e treinamentos implantados podem resultar em uma prática rotineira, que traz diversos benefícios. Confira a seguir:
6 maneiras para evitar o “depois eu faço”
Você se acha um procrastinador no trabalho? Veja essa situação: você tem algo para fazer, mas vai tomar um café, depois lê seus e-mails, entra no Facebook, acessa um conteúdo, volta para o Facebook, vai buscar água, bate um papo com o colega, volta para sua mesa e percebe que ainda não fez nada? Você tem sinais de um procrastinador!
Risco de Acidente no PPRA: Coloco ou não?
Existe a “turma do sim, coloca” e a “turma do não coloca”, e aí, em qual você se encaixa?
Número de acidentes de trabalho no Brasil cai 14%.
Entre 2013 e 2015, o número de acidentes de trabalho no País passou de quase 725 mil casos para 612 mil ocorrências, uma queda de 14%. Os dados são da Previdência Social que celebra, nesta quinta-feira (27), o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.