Os cuidados que podem ajudar a prevenir o adoecimento do trabalhador.
Cargas de trabalho excessivas, exigências contraditórias, falta de clareza na definição das funções; falta de participação do trabalhador na tomada de decisões que lhe afetam diretamente e de controle sobre a forma como ele executa o trabalho; má gestão de mudanças organizacionais; insegurança laboral; comunicação ineficaz; falta de apoio da parte de chefias e colegas , e, por fim, assédio psicológico ou sexual e violência de terceiros. Essas são as causas mais frequentes do adoecimento mental do trabalhador. Entre as causas que mais comumente motivam o afastamento dos profissionais de suas atividades estão os transtornos ansiosos e depressão.
Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional.
“A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.”
HIPERCIFOSE: como evitar?
Não dá pra negar que todos nós cometemos deslizes com a postura, principalmente no trabalho em que a cobrança pelos resultados, a vontade de fazer bem feito e muitas vezes a empolgação faz com que não prestemos atenção à maneira como se sentam ou se posicionam nas cadeiras e mesas.
Sem tecnologia para gerir Segurança e Saúde, empresas poderão perder R$ 20 bilhões/ano
Apartir da entrada em vigor, em 2018, do eSocial, projeto do Governo Federal que unifica informações e consolida as obrigações acessórias da área trabalhista e previdenciária em uma única entrega, haverá uma mudança no cenário da fiscalização da Segurança e Saúde do Trabalho.
Conheça os principais sintomas do estresse excessivo.
A vida cotidiana é repleta de situações estressantes: é preciso lidar com as cobranças e prazos no trabalho, a rotina da casa, o trânsito, o excesso de compromissos, as contas a pagar e tantas outras atividades que fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa. Alguns indivíduos podem ficar completamente desestabilizados e perdem o equilíbrio emocional por conta do estresse excessivo, abalando sua qualidade de vida e saúde.
Conheça os principais riscos ergonômicos na enfermagem
Os principais riscos ocupacionais encontrados na enfermagem são: químicos, biológicos, físicos, mecânicos e ergonômicos.
A impaciência toma conta da sua rotina? Confira 6 dicas para eliminá-la!
A impaciência é a incapacidade para suportar algo incômodo. Nós não nascemos impacientes; é uma conduta induzida pela nossa cultura e nossa educação. A sociedade vive uma certa inquietude, regada pela ansiedade. A hipervalorização do imediatismo faz com que nós, seres humanos, tendemos à sempre querer resultados para já! Assim, não toleremos frustrações como esperar. Mas, uma pesquisa recentemente publicada pela Associação Médica Americana revelou que, a impaciência, além de causar estresse, é um fator de risco para a hipertensão.