Vamos elevar o poder do profissional de segurança do trabalho
A cada época, surgem profissões que ficam em alta no mercado, seja por uma demanda da tecnologia ou necessidade da sociedade. Não sei se o profissional de segurança do trabalho já recebe esse status de proeminência, mas uma coisa é fato: a legislação trabalhista que estabelece medidas de prevenção contra doenças e acidentes de trabalho abre um amplo espaço para o profissional de segurança.
CONHEÇA AS 4 DORES MAIS COMUNS EM FUNCIONÁRIOS DE ESCRITÓRIO
Os problemas de postura e a falta de uma análise ergonômica adequada no ambiente de trabalho são as causas das dores mais comuns em funcionários de escritório. Permanecer muitas horas sentado em uma cadeira realizando movimentos repetitivos traz, além dessas dores, prejuízos para a saúde relacionados ao sedentarismo.
Inspeções de segurança: quando e como fazer?
A segurança da sua equipe vem em primeiro lugar? Então, com certeza, as inspeções de segurança da sua empresa devem estar em dia. Existem vários tipos de inspeções que podem e devem ser aplicadas na rotina industrial – isso é o que explicaremos a seguir – e os gestores devem ficar de olho para saber se estão sendo executadas corretamente.
Embriaguez em serviço pode resultar em demissão por justa causa
O alcoolismo é um problema social que assola diversos lares, arruinando relações familiares e de trabalho. Mas o que fazer se um empregado aparece constantemente embriagado no emprego? A dúvida, enviada pela internauta Maísa Rocha por meio do Instagram do Tribunal Superior do Trabalho, foi respondida pela ministra Maria Cristina Peduzzi no quadro “Quero Post”, do programa Revista TST.
Como parar de sair tarde do trabalho
Ficar até tarde no trabalho pode não só bagunçar sua rotina e atrapalhar sua vida pessoal, mas também prejudicar sua saúde. Estudos têm mostrado que fazer isso com frequência pode causar problemas como doenças cardíacas e depressão, entre outros.
Trabalhador rural tem direito a intervalos para se recuperar de exposição ao calor
A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Anicuns S/A Álcool e Derivados de Goiás a pagar horas extras a um trabalhador rural por ter deixado de conceder-lhe intervalos para recuperação térmica. O corte de cana nas plantações era feito sob altas temperaturas, em torno dos 30º C em alguns períodos do dia.
Jornal da USP: Brasil vive surtos de depressão e ansiedade
O Brasil é considerado o país mais ansioso e estressado da América Latina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos dez anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, isso corresponde a 322 milhões de indivíduos, ou 4,4% da população da Terra. No Brasil, 5,8% dos habitantes – a maior taxa do continente latino-americano – sofrem com o problema.
Por que o Japão está pedindo que os trabalhadores tirem uma manhã de segunda-feira de folga?
O objetivo do Ministério da Economia é reduzir o número de horas extras que os japoneses fazem e gerar um maior equilíbrio entre suas vidas profissional e pessoal.