Benefícios da atividade física para seu corpo
A atividade física regular traz uma série de benefícios para o corpo humano, incluindo melhorias na saúde física e mental. Quando se trata de trabalhadores, a adoção de uma vida ativa pode ser especialmente importante, uma vez que muitas vezes passamos grande parte do nosso tempo sentados em frente a um computador ou realizando atividades repetitivas.
SIPAT
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, mais conhecida como SIPAT, é um evento anual obrigatório em empresas e instituições brasileiras. O principal objetivo da SIPAT é conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Abril Verde
Abril Verde é uma campanha que surgiu para conscientizar a população sobre a importância da segurança no trabalho e prevenção de acidentes laborais. A iniciativa foi criada em homenagem ao Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, celebrado em 28 de abril. A data foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
EPC
O EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) é um conjunto de medidas e dispositivos utilizados para prevenir acidentes e proteger a saúde dos trabalhadores em diversos ambientes de trabalho. A sua aplicação é ampla e pode ser utilizada em diferentes setores e indústrias, como construção civil, indústria química, metalúrgica, entre outros.
Nexo Causal
A ergonomia é uma ciência que busca compreender como a interação entre os seres humanos e os ambientes de trabalho pode influenciar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Uma das principais preocupações da ergonomia é a prevenção de doenças ocupacionais, que são aquelas relacionadas às atividades laborais e que podem ser causadas por fatores como esforços repetitivos, posturas inadequadas, vibrações, exposição a agentes químicos ou físicos, entre outros.
Pirâmide de Maslow: Necessidades de Autorrealização
As necessidades de autorealização, de acordo com a teoria da Pirâmide de Maslow, são a mais alta e complexa das necessidades humanas. Elas estão relacionadas à busca pelo desenvolvimento máximo do potencial humano e a realização de metas e objetivos pessoais. No contexto do trabalho, a auto realização pode ser vista como a necessidade de encontrar significado e propósito em uma carreira, de ter um senso de satisfação e realização pessoal com o trabalho realizado
Pirâmide de Maslow: Necessidade de Estima
A necessidade de estima é a quarta camada da hierarquia de necessidades de Maslow e se refere à necessidade humana de sentir-se valorizado, respeitado e reconhecido pelos outros, bem como de desenvolver autoestima e autoconfiança. No ambiente de trabalho, a ergonomia pode desempenhar um papel fundamental no atendimento dessas necessidades de estima dos trabalhadores.
Pirâmide de Maslow: Necessidades Sociais
As necessidades sociais são a terceira camada da hierarquia de necessidades de Maslow e representam a necessidade humana de se relacionar com outras pessoas, interagir e sentir-se parte de um grupo. Isso inclui aspectos como amizade, amor, aceitação social e senso de pertencimento. No ambiente de trabalho, a ergonomia pode desempenhar um papel fundamental no atendimento dessas necessidades sociais dos trabalhadores.